Segurança: Penitenciária feminina de Ribeirão Preto será inaugurada neste mês

Essa é a primeira penitenciária feminina da região Noroeste

qua, 12/03/2003 - 16h05 | Do Portal do Governo

O secretário da Administração Penitenciária Nagashi Furukawa inaugura no dia 24, às 11 horas, a Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto (Rua Alfredo Condeixa, 1666 – Parque Ribeirão Preto).

Essa unidade funcionava como cadeia pública e foi desativada pelo Governo do Estado em agosto do ano passado. O prédio foi reformado e teve sua destinação modificada. A reforma durou seis meses e a unidade, já pronta há alguns dias, aguardava apenas o treinamento dos funcionários para que sua inauguração fosse agendada. Nela 300 detentas, que hoje estão nas cadeias da região e algumas na capital, cumprirão suas penas.

A Secretaria da Administração Penitenciária tem hoje 109 unidades prisionais. Amanhã (12/3) será inaugurada a 110ª o Centro de Detenção Provisória de Suzano. Com a inauguração da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto a SAP passa a ter 111 unidades para abrigar os 86,8 mil presos sob sua responsabilidade. Atualmente, para mulheres são seis unidades: Penitenciária Feminina da Capital, Penitenciária Feminina do Tatuapé e do Butantã, em São Paulo, Penitenciária Feminina de Tremembé, Centro de Ressocialização de São José dos Campos e Centro de Ressocialização de Rio Claro. Com a PF de Ribeirão Preto a SAP passa a ter sete unidades exclusivas para mulheres.

Essa será a primeira unidade feminina dirigida por um homem. O diretor Carlos Eduardo Empke Viana, que há 14 anos é funcionário do sistema prisional, traz para a Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto a experiência adquirida no Instituto Penal Agrícola de Bauru.

Data: Segunda-feira, dia 24 de março de 2003
Horário: 11 horas
Local: Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto
Rua Alfredo Condeixa, 1666 – Parque Ribeirão Preto

M.J.