Segurança: Penitenciária feminina de Ribeirão Preto será entregue no próximo dia 20

Governo do Estado investiu R$ 220 mil na reforma do prédio

ter, 28/01/2003 - 12h54 | Do Portal do Governo

No próximo dia 20, o Governo do Estado inaugura a Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto. Com capacidade para 300 detentas, a nova unidade prisional vai funcionar no lugar da Cadeia Pública de Vila Branca, que abrigava 245 presos.

Com a mudança, a administração do prédio público que estava a cargo da Secretaria da Segurança Pública fica agora sob a responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária. O decreto determinando a transferência e a desativação do local foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin.

Os detentos condenados foram transferidos para as penitenciárias do Estado e os não condenados para os Centros de Detenção Provisória da região.

A Penitenciária Feminina está em fase final de conclusão. Custeada pelo Governo do Estado, a reforma custou R$ 220 mil, e está sendo feita com mão-de-obra de detentos que cumprem pena em regime semi-aberto.

O secretário-adjunto da Secretaria da Administração Penitenciária, José Carneiro Rolim Neto, informou que esta é a segunda unidade feminina no Interior, e que vai abrigar um número de detentas maior que a do presídio de Tremembé, no Vale do Paraíba, que tem capacidade para 160 vagas.

“Vai receber presas de Ribeirão Preto e da região que estão na Penitenciária Feminina de São Paulo”, declarou. Até o momento, o Governo do Estado já entregou 109 unidades prisionais na Capital e no Interior.

Valéria Cintra