Segurança: Operação Verão mobiliza a PM no litoral paulista

Policiamento ganha reforço de mais 321 soldados

qui, 19/12/2002 - 14h00 | Do Portal do Governo

Mais 321 novos soldados da Polícia Militar, formados pelo Centro de Formação de Pirituba, estão à disposição das unidades da PM responsáveis pelo desenvolvimento da Operação Verão, que começa no próximo dia 26 em todo o litoral paulista.

O concurso para ingresso reuniu cerca de 4 mil candidatos (proporção de 12,4 candidatos por vaga) e o curso completo teve a duração de 1.700 horas/aula. ‘Engana-se quem pensa que chegar à formatura foi fácil’, diz o soldado Márcio José Meloni de Oliveira, 31 anos, primeiro colocado da turma com nota 9,76. Homenageado pelo secretário da Segurança Pública e pelo comandante geral da Polícia Militar, disse que pretende prestar o vestibular da Fuvest, fazer a Academia do Barro Branco e seguir carreira na PM.

Segurança na praia

Neste ano, a Operação Verão se estenderá até 4 de fevereiro e vai mobilizar 1.700 homens, além dos policiais lotados nas próprias cidades do litoral. Os policiais integram várias unidades especializadas, como Polícia Rodoviária, Polícia Ostensiva Preventiva, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Comando de Operações Especiais e Grupamento Aéreo. O coordenador geral da operação será o coronel Leopoldo Augusto Correia Filho, que contará com dois comandos auxiliares: Comando 1, do Vale do Paraíba (que ficará responsável pelo litoral norte) e Comando de Policiamento do Interior 6 (que responderá pelo litoral sul).

Os policiais do litoral trabalham com aproximadamente 150 veículos, incluindo motociclos, bicicletas e viaturas normais. Além disso, haverá o reforço de quatro helicópteros e 25 viaturas Blazers. Também serão montadas 18 Bases Comunitárias Móveis de Segurança.
Para o trabalho na orla, os policiais estarão usando uniforme especial: bermuda, tênis e camiseta pólo.

‘Os policiais receberam treinamento especializado e estarão prontos para atender a qualquer ocorrência. Mas é importante também a colaboração das pessoas que forem às praias. Evitar excessos de qualquer tipo é o primeiro passo para aproveitar as férias sem problemas’, diz o coronel.

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública

R.K.