Segurança: Operação Aparecida 2005 garantirá mais segurança aos romeiros

A previsão é que a cidade receba mais 1,6 milhão de visitantes até o mês de novembro

seg, 10/10/2005 - 12h04 | Do Portal do Governo

A Operação Aparecida 2005, que teve início em setembro e se estenderá até novembro, visa garantir a segurança da população e dos romeiros de Aparecida do Norte, com o reforço do policiamento na cidade.

Além da Polícia Militar, estão envolvidos na operação a Polícia Rodoviária, a Prefeitura Municipal de Aparecida, o Santuário Nacional e a Concessionária Nova Dutra. A estratégia adotada é o policiamento, sobretudo a pé, nas partes interna e externa da Basílica Nacional, bem como no Centro de Apoio ao Romeiro, na feira livre, na passarela, nas ruas e nos bolsões de estacionamento de carros, ônibus e caminhões de todo o complexo turístico.

O patrulhamento é realizado aos sábados e domingos, das 6h30 até a saída do grande fluxo dos romeiros. E quando há shows, o policiamento estende-se até à noite. A Operação Aparecida 2005 pretende evitar os crimes mais comuns nesta época do ano, como pequenos furtos, roubos e estelionato.

A cidade recebeu até o momento 535 mil turistas e a previsão aponta para o recebimento de mais 1,6 milhão de visitantes até o mês de novembro. A operação, existente desde 1979, é importante, pois proporciona aos moradores e romeiros de Aparecida a adequada sensação de segurança, garantida pela realização intensiva do policiamento preventivo e ostensivo.

Thaís Camargo, Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança