Segurança: Oficial da Polícia Militar Feminino é o curso mais concorrido no vestibular da Fuvest

Curso tem mais candidatas por vaga que Publicidade e Propaganda, Audiovisual e Jornalismo

sex, 05/11/2004 - 9h25 | Do Portal do Governo

Pela segunda vez consecutiva o curso de Oficial da Polícia Militar Feminino ficou em primeiro lugar na lista dos mais concorridos no vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Neste ano, serão 76,73 candidatas por vaga na carreira de policial feminino. As 15 vagas para a Academia do Barro Branco serão disputadas por 1.155 candidatas.

Segundo o Capitão Marcelo Nagy, Chefe da Seção de Avaliações e Concursos da Academia do Barro Branco, o número de vagas é decidido de acordo com a demanda da Polícia Militar por oficiais femininas.

No caso dos oficiais masculinos, a concorrência é um pouco menor: 43,54 candidatos por vaga, o curso ser o sétimo mais concorrido do vestibular e o número de vagas é maior (135 para 5.896 inscritos). “Não se trata de discriminação, pois as vagas variam conforme a necessidade da polícia”, explicou o Capitão.

Atrás do curso de Oficial Feminino, estão o de Publicidade e Propaganda (61,8 candidatos por vaga), Audiovisual (56,31 candidatos/vaga) e Jornalismo (47,72 candidatos/vaga).

O Curso

O curso de Oficial Feminino tem duração de quatro anos. Nos dois primeiros, as futuras policiais estudam em regime de internato, saindo apenas nos finais de semana. Deverão ser cumpridas cerca de 5.900 horas/aula em disciplinas de ciências jurídicas (como Direito Penal, Civil e Direitos Humanos) e das áreas administrativa e técnico-policial, cujo enfoque principal é dirigido para o Policiamento Comunitário. Também será exigida a prática de Condicionamento Físico, dentro de matérias como Educação Física, Defesa Pessoal e Artes Marciais.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Segurança Pública

C.C.