Segurança: Município de Barretos tem policiamento especial

Para garantir a segurança dos cerca de 1,4 milhão de freqüentadores na Festa do Peão de Boiadeiro, a PM conta com um esquema especial

qua, 24/08/2005 - 17h51 | Do Portal do Governo

Para garantir a segurança dos cerca de 1,4 milhão de freqüentadores na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a Polícia Militar conta, desde o início do evento, no dia 11 de agosto, com uma operação especial: são 359 policiais militares, 96 policiais rodoviários, dez bombeiros e cinco policiais ambientais.

Neste último final de semana da Festa, acontecem shows, rodeios, exposições de veículos e concursos culinários, entre outros. Segundo o tenente-coronel Ari Roberto Vicente da Silva, responsável pelo esquema policial, ‘no que se refere à violência, está tudo tranqüilo. Os problemas são os pequenos furtos e os crimes contra os costumes [nudez, perturbação do sossego, libidinagem e importunação]’.

Em 2004, foram 15 ocorrências de crimes contra a paz pública e nove de desacato. Houve 42 furtos – sendo três de veículos – e oito tentativas de furto. Em 11 dias de festa foram registrados seis roubos.

Ritmo de festa

Segundo Vicente da Silva, o trabalho da PM na Festa do Peão é administrar a cidade, e não combater a criminalidade. É raro ocorrer violência. Em clima de festa, as pessoas excedem na bebida, deixam o som do carro em alto volume – quando isso gera problemas, a Polícia Militar é acionada.

Para receber os chamados do 190, há 20 viaturas. Outras 79, entre motos e automóveis, fazem a ronda na região. A partir do dia 26, quinta-feira, haverá também um helicóptero Águia para auxiliar no policiamento da região, já que este é o último final de semana do evento.

Bombeiros, Polícia Rodoviária e Polícia Ambiental terão, juntas, 52 viaturas na cidade.

Orientações ao público

Nos fins de semana, Barretos tem recebido uma média de 250 a 300 mil pessoas por dia. Como a população é de 110 mil habitantes, todos os serviços ficam sobrecarregados. A Polícia Militar estima que, nos 18 dias de festa, o recinto receberá 1,4 milhão de visitantes.

Para orientar o público, são distribuídos, em pedágios, no parque e na cidade de Barretos, 40 mil folders elaborados pela PM. Além das dicas de localização, há recomendações de segurança – como a do tenente-coronel: ‘Não andem com utensílios de valor, como celulares e câmeras fotográficas, à mostra. Os furtos são muito freqüentes’.

Luisa Destri
da Secretaria da Segurança Pública