Segurança: Metrô reduz em 48% o índice de ocorrências policiais no sistema

Diariamente, são transportados pelo sistema 2,5 milhões de paulistanos

sex, 16/05/2003 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo reduziu em 48% o número de ocorrências policiais em todas as linhas do sistema, nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 1999. O Metrô transporte diariamente 2,5 milhões de paulistanos.

Em 1999, em cada um milhão de passageiros transportados, 9,7 pessoas registravam algum tipo de ocorrência policial. Hoje, em cada um milhão de passageiros transportados, 5,1 passam por problemas de segurança.

Esse resultado, explica o secretário Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos, é fruto da nova política de combate permanente à criminalidade, implantada pelo Estado, por meio do Governo Prestador de Serviços de Qualidade, que tem por objetivo valorizar cada centavo pago de imposto pela população.

Assim, no último ano, o corpo de agentes de segurança do Metrô aumentou 42%, passando de 650 para 925 agentes. Além disso, para aprimorar o sistema de segurança, novos equipamentos foram instalados nas estações do Metrô, como câmeras de vídeo e sistema de gravação de imagens, que facilitam a identificação dos bandidos, acrescentou o secretário.

Paralelamente, disse Luiz Carlos David, presidente do Metrô, o corpo de segurança da Companhia passou por uma reestruturação, atuando com grupos especializados, de acordo com o tipo de ocorrência. Equipes a paisana, agora, flagram com maior facilidade atitudes e comportamentos de delinqüentes, que não se manifestam na presença de seguranças uniformizados. Por meio da inteligência, a segurança do Metrô realiza o mapeamento dos pontos com maior número de ocorrência, que orientam os agentes nas estações.

O Metrô de São Paulo, acrescentou o presidente, conta, ainda, com a estreita colaboração das polícias Militar e Civil, e o trabalho de uma delegacia especializada, a Delegacia de Polícia do Metropolitano – Delpom, que realiza os trabalhos de investigação.

Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo

(AM)