Segurança: Metrô inicia testes com detector de metais na Estação Marechal Deodoro

Medida tem como objetivo coibir assaltos a passageiros

qua, 07/04/2004 - 16h18 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô inicia hoje, dia 7, os primeiros testes para a implantação de detectores de metais nas estações do sistema metroviário.

Serão instalados, na estação Marechal Deodoro, três detectores móveis, do tipo portal, a poucos metros da linha de bloqueios de entrada dos usuários, que estarão em funcionamento entre 9 e 16 horas.

Durante o funcionamento do equipamento, caso ocorram filas, o Metrô trabalhará por amostragem.’ No entanto, a intenção é submeter todos ao detector’, afirma José Luiz Bastos, chefe do Departamento de Segurança do Metrô.

A medida tem como objetivo coibir assaltos a passageiros que compram vales-transporte no posto anexo à estação Marechal Deodoro. ‘Se ocorrerem novos casos em outros locais, deslocaremos o equipamento’, informa Bastos.

As principais vítimas desse tipo de roubo são pessoas que atraem os ladrões por terem feitos saques em caixas eletrônicos, compra de jóias e vales-transporte.

Em caso de necessidade de revista, o Metrô espera contar com a colaboração e compreensão dos seus usuários, pois a implantação dos detectores de metais é uma ação preventiva que garantirá ainda mais a segurança dos usuários.

Redução de 64% nas ocorrências

A Companhia do Metrô conseguiu reduzir em 64% a média mensal de ocorrências de segurança pública e patrimonial nas 52 estações da rede metroviária, desde 1999 até o momento. A diminuição expressiva dos casos registrados vem ocorrendo ano após ano: a média de 547 ocorrências por mês em 1999 já havia baixado para 282 em 2003, com um decréscimo de 49,5%, e nos dois primeiros meses de 2004 chegou a 214, com 64% de queda em relação a cinco anos atrás.

Central de Segurança e blindagem das bilheterias

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, comemora os resultados e ressalta que a segurança do Metrô deverá ser incrementada ainda mais até o final deste ano, com a aquisição de modernos recursos tecnológicos para apoiar as ações da área. ‘Já está assegurado financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para que o Metrô instale uma central de segurança munida de um avançado sistema de monitoração, com câmeras gerando imagens de praticamente todos os pontos das estações e entorno, e comunicação direta com os agentes’.

Outra iniciativa importante, que deverá abranger todas as estações do Metrô, será a blindagem das bilheterias, hoje limitada à estação Luz.

O presidente do Metrô, Luiz Carlos David, está otimista com a perspectiva da área de segurança da empresa reduzir ainda mais o número de ocorrências a curto prazo. ‘A Companhia vem recebendo o apoio necessário do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança, para consolidar o Metrô como local de plena segurança para a população de São Paulo’.

912 agentes de segurança

O contingente de agentes de segurança do Metrô foi ampliado de 614 para 912, a partir de 1999. Com a incorporação também de procedimentos preventivos mais eficazes, a área de segurança da empresa vem apresentando resultados que comprovam uma melhoria contínua de seu desempenho.

A Gerência de Operações do Metrô ressalta que os acontecimentos de maior preocupação, por sua gravidade, encontram-se controlados, como é o caso das brigas e quebra-quebras nas estações envolvendo torcidas de times de futebol – que, de um total de 39 em 1999, foram reduzidos para somente 4 em 2003 e uma única ocorrência em 2004.

De 1999 para 2003, os roubos a vale-transporte foram reduzidos de 20 para 4, os furtos e roubos a usuários caíram de 457 para 201 e os roubos a bilheterias decresceram de 36 para 26.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.