Segurança: Mais de 500 armas foram apreendidas pelo Denarc em Piracaia

As armas estavam na casa do comerciante Paulo Roberto Monteiro

qui, 18/08/2005 - 20h40 | Do Portal do Governo

Mais 500 armas, milhares de projéteis de diversos calibres, carregadores e facas foram apreendidos pelo Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos), na noite de ontem, em Piracaia, próximo a Atibaia. As armas estavam na casa do comerciante Paulo Roberto Monteiro, de 49 anos, na rua Mateus Costa, 90, no centro da cidade.

O preso se apresentou como colecionador de armas, mas os policiais da 5ª Dise (Delegacia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes) encontraram na casa dele armamento de grosso calibre, armas sem registro com queixa de furto. “É impressionante”, disse o delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Denarc. “Havia armas espalhadas pela cozinha, banheiro, enfim, por toda a casa: nunca tinha visto algo parecido”, contou.

O trajeto

Os policiais apreenderam ainda fotos do comerciante, fazendo demonstração com armas de guerra e acompanhado de uma criança, que manuseava as amas. Segundo o delegado Fábio Guimarães, titular da 5ª Dise, havia denúncia de que um homem possuía em casa um arsenal, que poderia estar sendo emprestado para facções criminosas. A denúncia ainda é investigada pelo Denarc. “Durante o trajeto de volta a São Paulo, as viaturas tiveram de vir em velocidade reduzida porque estavam muito pesadas”, afirmou o delegado.

Fábio Guimarães declara ainda que esta foi uma grande apreensão, resultado do trabalho e esforço dedicados pelos policiais que, por sua vez, estão muito bem preparados para combater a criminalidade. “Além das armas foram encontrados muitos cartuchos, inclusive munições com capacidade para abater aviões. Com certeza esta é uma apreensão que ficará na história da Polícia do Estado”, comemora Guimarães.

Titular da Dise, o delegado Emílio Françolin afirmou que as armas serão encaminhadas ao IC (Instituto de Criminalística) para serem periciadas. “Temos de saber quais são armas legalizadas e quais são ilegais ou produto de furto e roubo”, disse.

William Corrêa, do Site da Secretaria da Segurança Pública e Antônio Carlos Silveira, da Assessoria de Imprensa do Denarc
C.A.