Segurança: Integração das polícias baixa os índices de criminalidade no interior do Estado

nd

sáb, 23/02/2002 - 11h19 | Do Portal do Governo

O trabalho integrado, iniciado pela polícia paulista em 1999, começa a surtir efeito em várias localidades do interior do Estado. Em Jacareí, município do Vale do Paraíba, os dados aferidos pela prefeitura comprovam uma queda de 59,5% no número de homicídios, comparando-se ao último trimestre com o mesmo período do ano passado.

Esta tendência se manteve também durante o período do carnaval, cujos índices, registrados das 18 horas da sexta-feira, 8, até o meio-dia da quarta-feira, 13, apresentaram ligeira queda se comparados ao mesmo período do ano passado (79 ocorrências ante 84). A maioria dos casos registrados foi de furtos e lesão corporal. Não houve registro de nenhum homicídio na cidade durante os quatro dias de carnaval.

Em Jaguariúna, Vinhedo e Paulínia, cidades da região de Campinas, os índices da criminalidade também vêm apresentando quedas significativas. Em Jaguariúna, os casos de furtos registrados caíram 30% nos últimos cinco meses. Enquanto isso, comparando-se 2000 e 2001, Paulínia reduziu em cerca de 80% o índice de roubo de cargas. Em dois anos, Vinhedo conseguiu diminuir em mais de 50% os casos de furto de veículos.

Os resultados alcançados apontam em uma única direção: o trabalho integrado das polícias Civil e Militar e, em alguns casos, com a participação também da guarda civil. Para o delegado seccional de Jacareí, Francisco Norberto de Moraes, e para o subcomandante da Polícia Militar, major Orlando Antunes, os índices diminuíram em razão da intensificação das rondas e diligências em bairros das zonas norte e leste da cidade e graças ao tempo de resposta cada vez menor das viaturas que atendem aos chamados da população.

Em Vinhedo, Jaguariúna e Paulínia, segundo especialistas em segurança pública, a perfeita sintonia entre as duas polícias e a guarda civil conseguiram uma diminuição expressiva nos índices de criminalidade.