Segurança: Inscrições abertas para Jogos Brasileiros de Polícias e Bombeiros

Competição acontece na semana de 12 a 15 de novembro

ter, 25/10/2005 - 13h27 | Do Portal do Governo

Policiais militares, civis e federais, guardas municipais, agentes penitenciários e membros da Receita Federal e do Poder Judiciário já podem se inscrever para os II Jogos Brasileiros de Polícias e Bombeiros. Segundo o presidente do International Police Association (IPA), José Raymundo Nogueira dos Santos, os melhores colocados serão os representantes brasileiros nos Jogos Internacionais de Polícias e Bombeiros de 2006, sediado no Brasil. A competição acontece na semana de 12 a 15 de novembro, em Guarulhos. Os candidatos poderão disputar 17 modalidades.

O evento foi criado em 2004 pela Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros (CBEPB) e tem como um dos parceiros o IPA. A competição é disputada por membros de órgãos públicos de segurança de todo o Brasil. Segundo o IPA, policiais e bombeiros dos Estados do Maranhão, Piauí, Brasília, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, além dos integrantes da segurança federal, já confirmaram presença nos jogos.

Nos Jogos Internacionais de Polícias e Bombeiros de 2004, o Brasil terminou em 5º lugar entre os 20 países participantes, e conquistou 23 medalhas. Nos Jogos Mundiais de 2005, que aconteceu em Quebec, no Canadá, o investigador e membro do Grupo de Operações Especiais (GOE), Cristhiano de Santis, obteve dois recordes brasileiros em provas de natação.

No ano passado, o quadro de medalhas foi: 158 para a Polícia Militar do Estado de São Paulo; 44 para a Guarda Municipal de São Paulo; 31 para a Polícia Civil do Paraná; 7 para o Departamento da Polícia Federal do Rio de Janeiro; 3 para o Departamento da Polícia Federal de São Paulo; 1 para Agente Judiciário, e 1 para a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

Modalidades

Em 2004, na primeira edição dos Jogos Brasileiros de Polícias e Bombeiros, os 508 participantes puderam disputar oito modalidades. Foram 460 homens e 48 mulheres, dos quais 42 se classificaram para os Jogos Internacionais, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos. A expectativa é que o número de competidores dobre na segunda edição dos jogos.

Este ano, serão 17 modalidades – quatro delas de esportes coletivos. A novidade é a inclusão do tiro na competição. Os atletas podem participar do atletismo, luta de braço, cabo de guerra, basquetebol 5×5, futebol de salão, tae kwon do, supino, tiro, xadrez, karatê, natação, street ball 3×3, judô, pentathlon policial, jiu-jitsu, voleibol, e wrestling.

Inscrição

As inscrições podem ser feitas pela internet, no site www.cbepb.org.br, até o dia 4 de novembro. Para cada modalidade o atleta deverá pagar R$ 20. Porém, se o competidor quiser participar de várias modalidades, ele poderá pagar uma taxa única de R$ 30. Os inscritos receberão a camiseta oficial do evento.

Para se inscrever nas categorias de esportes coletivos, como basquete, voleibol, cabo de guerra e futsal, o atleta deverá solicitar a ficha de inscrição da modalidade pelo e-mail esporte@cbepb.org.br.

Os atletas do Estado de São Paulo deverão efetuar o depósito do valor no banco Nossa Caixa Nosso Banco, agência 0374-3 – conta corrente 04-002.028-1. Já os competidores de outros Estados deverão efetuar depósito no Banco HSBC, agência 0875 – conta corrente 11150-08.

O competidor deverá remeter o termo de responsabilidade (preenchido
e assinado), juntamente com a cópia do comprovante de depósito para: II Jogos Brasileiros, caixa postal 901, Cep. 01009-972 – São Paulo/SP.

Joyce Ribeiro, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública