Segurança: Guarda Bike tem papel importante na redução de furtos de veículos na USP

Sucesso da Guarda Bike está na aprovação dos usuários do campus e na interação com a comunidade universitária

ter, 22/07/2003 - 20h30 | Do Portal do Governo

Em estatística divulgada neste mês, a Guarda Universitária revelou uma boa notícia aos usuários e freqüentadores da USP: de 2001 para 2002, o número de furtos de veículos do campus caiu 38%. Grande parte desta redução pode ser explicada pela atuação, a partir de fevereiro do ano passado, da Guarda Bike, grupo de 11 membros da Guarda Universitária que percorre o campus fazendo rondas utilizando bicicletas como meio de transporte.

Além dos números, o sucesso da Guarda Bike está na aprovação dos usuários do campus e na interação com a comunidade universitária. O sucesso na redução de furtos ocorre, dentre outros fatores, pela atuação da guarda ao encontrar veículos irregulares: quando não é possível permanecer ao lado do carro, o guarda informa, com um talonário, a ocorrência encontrada no veículo. Junto com o papel, a identificação do guarda e telefones para contato, caso o usuário queira se comunicar com os responsáveis pela vigilância. A estatística está no dossiê que avaliou a atuação desse primeiro ano da Guarda Bike, divulgado neste mês de julho.

‘Nossa intenção foi criar uma guarda preventiva e comunitária’, explica o líder do grupo, Vicente Jorge Coutinho. ‘Quando estamos em viaturas, fica mais difícil de termos contato com as pessoas. Nas bicicletas, temos mais facilidade para parar, conversar, e agir na prevenção da violência’. Como exemplo, Coutinho cita o tratamento que se faz com veículos encontrados no campus em situação irregular (em local proibido, com vidro aberto, mal estacionado, entre outros). ‘Em alguns casos, ao encontrarmos um carro com o vidro aberto, permanecemos no local até que o dono volte para fechá-lo’, explica.

Prevenção

O primeiro passo para a criação da Guarda Bike foi o recebimento, pela USP, de uma doação de nove bicicletas. ‘Naquele momento, pensamos que poderíamos criar um novo grupo para melhorar o trabalho na segurança do campus’, comenta o coordenador geral da Guarda Universitária, Osvaldo Loula Teixeira. Com isso, foi iniciada a seleção dos guardas que queriam juntar-se ao novo grupo e, posteriormente, a fase de treinamentos. ‘No começo, foi difícil de encontrar interessados. Hoje, com o sucesso do grupo, cada vez mais guardas querem trabalhar na equipe de ciclistas’, aponta.

O equipamento dos guardas, além da bicicleta e do talonário, conta com uniforme, boné, rádio e um binóculo, para facilitar a observação de ocorrências. ‘Olhando de longe, podemos observar as coisas sem sermos notados, o que é fundamental para nosso trabalho preventivo’, destaca a guarda Silmara de Souza Santos.

‘O combate à violência não pode ser uma coisa só da Guarda, só de quem trabalha com a segurança. Para ter sucesso, é preciso que toda a comunidade se junte, que cada um faça a sua parte. Por isso trabalhamos para que a Guarda seja cada vez mais comunitária, e é isso que estamos conseguindo com esse novo sistema de trabalho’, assegura Coutinho.

Mais informações: (11) 3091-4971

Olavo Soares – Agência USP
-C.M.-