Segurança: Grupo de Motos da PM completa um ano nas ruas da Capital

Polícia ganha agilidade nas investigações e perseguições

qui, 06/10/2005 - 17h14 | Do Portal do Governo

O Grupo F-13 (F de Força) do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic) completou um ano nesta quarta-feira, dia 5. Usando motos ao invés de carros, eles ganham agilidade nas investigações e perseguições pela cidade. O grupo conseguiu dar uma nova dinâmica nas ações policiais e já conquistou a confiança da população.

O F-13 foi criado para coibir seqüestros relâmpagos, mas ganhou outras atribuições durante este ano. Hoje eles atuam também contra roubo e furto de motos, escolta de dignitários, apoio de viaturas.

O supervisor do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), Oswaldo Nico Gonçalves, acredita nos policiais-motociclistas. “O grupo tem se destacado pela facilidade de locomoção, principalmente quando consegue chegar numa ocorrência e ajudar um colega que pede prioridade numa investigação”, argumenta.

O delegado-chefe do Grupo de Motos, José Eduardo Zappi, que também é piloto e trabalha nas ruas, sempre de moto, acredita que, no combate mais eficaz do crime, a facilidade de locomoção do grupo é o ponto diferencial nas ações. “O mais importante é dizer que onde o grupo atua se vê, nitidamente, a diminuição dos assaltos. A presença dos investigadores motociclistas, além de intimidar a ação dos bandidos, ainda promove um senso de proteção na população.”

O criador e idealizador do Grupo de Motos F-13 e Diretor do Deic, Godofredo Bitencourt Filho, conta que os crimes estão acontecendo numa velocidade cada vez maior. “Muitas vezes o autor do crime usa uma moto para cometer seqüestro-relâmpago e escapar mais facilmente. A moto do policial é um fator surpresa, pois consegue alcançá-lo em qualquer lugar, mesmo aqueles de difícil acesso. Tentei montar uma cultura na Polícia Civil que não existia antes. As motos foram uma grande inovação e têm dado muito certo. Pretendemos aumentar o grupo em breve”, complementa.

Grupo especializado

Os policiais civis precisam de alguns cursos muito “especiais” para entrar no F-13. Entre os específicos estão o de Pilotagem em Interlagos de Velocidade e Off-Road, Honda de Pilotagem, Batedor da Polícia do Exército, Pronto-Socorrista e Pilotagem Policial da Academia da Polícia Civil.

As motos do grupo são modelo Honda – NX 400 Falcon, equipadas com sistema especial de iluminação, sirene e baú com objetos de primeiros socorros. Eles usam capacetes e uniforme especial para motociclistas, como protetor para diminuir impactos e riscos de acidentes.

O F-13 conta com vários policiais que passam o dia nas ruas, atendendo tanto ocorrências de crimes quanto acidentes e emergências, fazendo o primeiro atendimento até a chegada do salvamento.

Juca Barros e Rina Ricci
Da Secretaria da Segurança Pública