Segurança: Governo incinera mais de 7,8 toneladas de drogas no município de Suzano

Quantidade recorde de cocaína, maconha e outros entorpecentes foi apreendida em várias cidades do Estado e na Capital

qui, 04/09/2003 - 20h07 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, participa, nesta sexta-feira, dia 5, do ato de incineração de drogas apreendidas pelos policiais do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Estado, órgão da Secretaria da Segurança Pública, entre 2002 e 2003, em 13 municípios do Interior e na Capital.

Mais de 7,8 toneladas de drogas, sendo 5,5 toneladas de maconha, de 1,1 tonelada de cocaína e 1,1 tonelada de outros tipos de entorpecentes serão queimadas no forno incineratório em Vila Theodoro, no município de Suzano, Região Metropolitano de São Paulo.

As apreensões realizadas pelos policiais especializados em narcóticos ocorreram nos municípios de Barueri, Capivari, Diadema, Franco da Rocha, Guarulhos, Itu, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Pederneiras, Santa Isabel, São Bernardo do Campo, Sorocaba e na Capital. Só em 2003, o Denarc prendeu 1.367 pessoas envolvidas com drogas. Entre elas, 1.159 eram homens, 106 mulheres e 102 jovens menores. Com eles foram apreendidos 1.300 quilos de cocaína e 5,8 mil quilos de maconha.

Programas

O intenso trabalho realizado pelo Denarc não se resume apenas na investigação, apreensão de drogas e prisão de traficantes e envolvidos. O Departamento desenvolve uma série de programas voltados a jovens, pais, professores e interessados na prevenção e educação contra o mal que atinge grande número de pessoas atualmente.

Entre eles, destaca-se o Programa de Encaminhamento de Dependentes (PEDE), que atende, avalia e encaminha dependentes químicos e usuários às entidades terapêuticas. O mesmo ocorre com o Programa de Orientação Familiar (PROFAM), que beneficia os familiares desses dependentes. A preocupação do Denarc com o aumento do consumo de drogas vai mais além, tanto que o setor também criou o Programa de Capacitação de Recursos Humanos Policiais (CRHP), que treina e recicla os policiais designados a trabalhar no departamento. Nesses treinamentos são ministradas palestras e conferências onde são divulgados os efeitos científicos do uso de drogas em geral.
Todos esses programas estão a cargo do delegado Alberto Angerami, da Divisão de Prevenção e Educação do Denarc (Dipe), que ainda trabalha com menores desassistidos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, conta ainda com a Operação Escola Segura, do Denarc, que tem por objetivo combater e prender traficantes em portas de estabelecimentos de ensino e com outros programas desenvolvidos pela Polícia Militar no combate às drogas. Entre eles está o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atendeu cerca de 210 mil crianças só no primeiro semestre de 2003, conscientizando-as sobre os males causados pelos entorpecentes.

O Jovem Construindo a Cidadania (JCC), que integra polícias, escolas e comunidade com o objetivo de conscientizar na prevenção de crimes drogas e violência, também faz parte dos serviços voltados ao combate ao tráfico e uso de drogas, além da Ronda Escolar, que tem 675 viaturas apenas para o policiamento ostensivo e preventivo nas redondezas das escolas.

Lilian Santos