Segurança: Governo do Estado e Prefeitura definem metas para fiscalizar o trânsito na Capital

nd

qui, 04/04/2002 - 16h55 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Abreu, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 3, com o secretário de Transportes do Município, Carlos Zarattini, para definir o policiamento de trânsito na Capital. O comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Rui César Mello, e o assessor parlamentar da Secretaria da Segurança Pública, Pierre de Freitas, estiveram presentes.

O secretário da Segurança anunciou que dentro de 60 dias São Paulo terá 93 Companhias da Polícia Militar, ante as 73 hoje existentes, igualando-se ao número de Distritos Policiais da Capital. Em cada uma delas haverá um pelotão remanescente do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), extinto em setembro do ano passado.

Outra novidade anunciada por Saulo de Abreu é a criação de mais três novas companhias da Polícia Militar, além das 20 anunciadas acima. Os integrantes dessas três novas companhias estarão atuando especialmente no policiamento ostensivo nas Marginais do Tietê, do Pinheiros e Avenida Salim Farah Maluf. ‘Os policiais farão a segurança nessa região utilizando motos equipadas com pára-brisa removível, que transforma-se em escudo’, explicou o secretário.

Todos os 20 mil policiais militares da Capital estarão aptos a aplicar multas depois de passarem por um treinamento de 15 dias. ‘Isso não significa que haverá um número maior de multas, já que a nossa prioridade é aumentar a segurança no trânsito da cidade’, disse o secretário. O valor de recurso que o Estado deverá receber como repasse da Prefeitura não está atrelado a quantidade de multas. O coronel comandante da PM, Rui César Melo, afirmou que a questão do repasse foi acertada para descaracterizar a idéia de indústria da multa.

O Estado ficará responsável pela manutenção de todo o efetivo humano e material do policiamento, enquanto que a Prefeitura estará colocando à disposição do Estado, 10 imóveis onde estarão funcionando as novas companhias.
O secretário de Transportes do Município de São Paulo, Carlos Zarattini, acredita que dentro de 15 ou 20 dias o acordo já esteja assinado.