Segurança: Gate prende assaltantes em São Bernardo do Campo

Foram 12 horas de negociações entre a polícia e os criminosos

sex, 22/10/2004 - 10h37 | Do Portal do Governo

Policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) prenderam nesta quinta-feira, dia 21, dois assaltantes que mantinham reféns quatro pastores da Igreja Evangélica Comunidade Cristã Paz e Vida, na avenida Faria Lima, em São Bernardo do Campo, região do ABC. Foram 12 horas de negociações entre a polícia e os criminosos. Toda a comunicação foi realizada por meio da maleta de equipamentos (na foto acima), tecnologia única no Brasil. Por meio de dois telefones, foi possível uma comunicação clara entre a polícia e os marginais.

Tudo começou por volta das 18h de quarta-feira, quando a dupla, que estava armada, tentou assaltar camelôs em um terminal de ônibus próximo à igreja. Sem sucesso, foram surpreendidos pela polícia, mas fugiram a pé e invadiram o templo, onde quatro pastores que estavam em reunião.

O Gate foi acionado para atender a ocorrência, e passou a usou a maleta para realizar as negociações. Por volta das duas da madrugada de quinta-feira, dois reféns foram libertados. Um dos bandidos também resolveu se entregar.

Por volta das 4h30, o criminoso que ainda resistia adormeceu com a arma sob o peito. Os dois pastores que ainda estavam mantidos reféns conseguiram escapar. De acordo com o comandante das negociações, Tenente-Coronel Paulo César Franco, ele exigia coletes a prova de balas e um carro. Vendo-se sem saída, o indivíduo finalmente se rendeu. “Nós o vencemos pelo cansaço”, explicou.

Segundo o tenente-coronel Franco, o momento de maior tensão nas negociações foi quando o assaltante apontou a arma que portava para a cabeça dos dois pastores. “Nesse momento, entrei com o pedido do tiro de “sniper” (atirador), já que a vida dos reféns estava em risco iminente. Felizmente não foi preciso usá-lo, pois a negociação convenceu o criminoso a recuar”, finalizou.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública
V.C.