Segurança: Fundação Seade cria metodologias para análise de dados criminais

nd

qui, 20/12/2001 - 16h06 | Do Portal do Governo

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, concluiu a primeira fase do projeto que criou metodologias para consolidar informações criminais. O trabalho tem parceria com a Secretaria de Segurança Pública, com o apoio da Fapesp.

As metodologias possibilitam acompanhar a trajetória dos indivíduos envolvidos em conflitos de natureza criminal pelo Sistema de Justiça Criminal Paulista – das Polícias ao Sistema Carcerário, passando pelo Ministério Público e Judiciário.

Com base nas metodologias criadas, foi possível atender à demanda da Secretaria de Administração Penitenciária e elaborar um estudo cujo resultado revelou que autores de crimes semelhantes podem ter trajetórias distintas em função de diferenciais socioeconômicos e demográficos. Observou-se, por exemplo, maior proporção de encarceramento para indivíduos negros em relação aos brancos.

Fez parte também do projeto a realização de entrevistas com dirigentes da Secretaria de Administração Penitenciária para identificar e avaliar a demanda gerencial por informações sobre presos, com intuito de subsidiar a atualização dos sistemas de informação existentes ou em desenvolvimento.

Mais informações sobre as metodologias para análise de dados criminais podem ser obtidas com a Assessoria de Imprensa da Fundação Seade, pelo telefone 3224-1720.