Segurança: Funcionários da Secretaria disputam o Prêmio Mário Covas

Evento será realizado na próxima quarta-feira, dia 23, no Palácio dos Bandeirantes

qua, 16/11/2005 - 16h25 | Do Portal do Governo

Quatro representantes da Secretaria de Segurança Pública estão concorrendo como finalistas no Prêmio Mário Covas 2005. A iniciativa, que está em sua segunda edição e recebeu 265 inscrições, premia as melhores práticas de gestão pública em todo o Estado. O objetivo é apoiar a modernização da administração pública do Estado de São Paulo, motivar os servidores e valorizar os trabalhos desenvolvidos, por meio de divulgação e troca de experiências. Os vencedores só serão conhecidos na próxima quarta-feira, dia 23, as 17 horas, no Palácio dos Bandeirantes.

São cinco categorias concorrendo ao prêmio: Atendimento ao Cidadão, Gestão de Recursos Humanos, Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização, Uso das Tecnologias de Informação e Uso das Tecnologias de Informação – Design de Hipermídia.

A Secretaria de Segurança Pública possui projetos inscritos nas quatro primeiras categorias. Entre essas, haverá dois vencedores para cada uma, e um único ganhador para Design de Hipermídia. Cada vencedor receberá um prêmio surpresa de aproximadamente R$ 8.000.
Curso Inovador

Na categoria Gestão de Recursos Humanos, um dos finalistas é o Curso “O Policial Civil – Novas Tendências”, da Academia de Polícia Civil. Segundo Rina Ricci Cagnacci, professora da Acadepol que fez a inscrição do projeto, o curso, que existe desde 2004, “tem o objetivo de aproximar o policial civil e a comunidade, além de incentivar e motivar a integração e a responsabilidade social, principalmente com os Conselhos de Segurança (Consegs)”.

Hoje, o curso tornou-se regular, e oferece aos alunos matérias como Qualidade no Atendimento nas Delegacias, Melhoria da Imagem Institucional e Participação do Policial Civil no Conseg e na Comunidade.

Participação Popular

Na Categoria Atendimento ao Cidadão, o concorrente é O Povo Contra o Crime, iniciativa da Secretaria de Segurança Pública em parceria com o Instituto São Paulo Contra a Violência. O projeto, na verdade, é o já conhecido Disque-Denúncia, instrumento criado no ano de 2000, pelo qual os cidadãos podem fazer denúncias anonimamente.

As denúncias recebidas por atendentes são passadas para uma equipe de policiais civis e militares, que fazem uma triagem e as encaminham para as unidades policiais. O denunciante, por meio de um código, pode acompanhar os passos de sua denúncia, que é resolvida dentro de um prazo de 14 dias, prorrogáveis por mais 14.

Wagner Galdino da Silva, escrivão, que fez a inscrição do trabalho no Prêmio Mário Covas, escolheu o nome, pois considera a participação popular a parte mais importante do Disque-Denúncia. “Nós dependemos do cidadão, e tudo é informado pelo denunciante”, explica.

Cuidado com as Vítimas

O Protocolo de Ações Integradas em Atendimento à Vítima de Violência Sexual, parceria entre a Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Saúde, Instituto Médico-Legal e Núcleo de Perícias Médico-Legais de Sorocaba, é outro projeto que concorre ao Prêmio, na categoria Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização.

O trabalho, que já está implantado na região de Sorocaba, visa atender melhor as vítimas de violência sexual. Segundo José César Delaurentez, do Núcleo de Perícias de Sorocaba, antes, menos de 20% das vítimas chegavam ao atendimento médico, por causa da burocracia. Com o projeto, que leva os delegados e peritos do IML ao hospital para encontrar a vítima, o número passou de seis atendimentos por mês para cerca de 40.

Segundo Delaurentez, as maiores beneficiadas foram crianças, já que cerca de 80% das vítimas de abuso sexual têm de 5 a 12 anos. Além disso, o atendimento às vítimas ficou mais fácil. “O objetivo é evitar aquela idéia de serviço público e atender melhor”, explica.
Planejamento

Na Categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, o concorrente é o Sistema de Planejamento Operacional, da Polícia Militar. Esse sistema é uma ferramenta que já está sendo utilizada por algumas unidades da PM desde 2004, e que possibilita uma padronização no planejamento operacional da instituição.
Através do sistema, informatizado, as unidades descentralizam o planejamento, estabelecem prioridades de ação, fazem supervisão, analisam causas e efeitos das ações e crimes e avaliam desempenhos. “O objetivo é implementar um modelo gerencial nas atividades da PM”, explica o Coronel Renato Aldarvis, responsável pela inscrição do projeto.

Aldarvis, que sempre trabalhou na área de gestão de qualidade, está na expectativa do resultado. “Mas a questão não é ganhar, é disseminar”, ressalta. “E o Prêmio Mário Covas é legal por causa disso.”

Data: Quarta-feira, dia 23 de novemnbro de 2005
Horário: 17 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500

Laura Folgueira, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

M.J.