Segurança: Forense Paulista discute tecnologias de ponta na medicina legal

Conferência, que acaba nesta quarta-feira (14) ,é realizada na Associação Paulista de Medicina

ter, 13/09/2005 - 17h52 | Do Portal do Governo

Em seu terceiro ano de realização, Forense Paulista 2005 é um evento que atrai os mais variados públicos, pois une Perícia Forense à Medicina Legal, com um ingrediente novo, o Direito Médico. A conferência que teve início hoje, e só acaba nesta quarta-feira (14), é realizada na Associação Paulista de Medicina, na regional de Guarulhos. A expectativa é de 700 participantes nos três dias.

Pensando sempre em adaptar a comunidade médico-jurídica às novas tecnologias, o evento mostra os principais avanços científicos no Brasil e no exterior, e discute as atualidades da Ciência, como as tecnologias de ponta voltadas ao Instituto Médico Legal (IML).

Uma delas é a imunohistoquímica, exame que determina o tempo de morte por meio de mediadores de reação inflamatória. O presidente do curso e médico legista Mário Perez Gimenez relatou que ela serve também para confirmar a vitalidade dos tecidos. Em outras palavras, se houver uma lesão, esta técnica dirá se foi feita em vida ou durante a morte.

Autópsia virtual

Mas as novidades continuam: a autópsia virtual foi tema de palestra. Por meio de tomografia e ressonância magnética é possível localizar fraturas e projetéis no corpo da vítima. Esta técnica auxilia ainda no diagnóstico de lesões por asfixia ou provocadas por erro médico.

Gimenez destacou que o Instituto de Criminalística de São Paulo notou um aumento do número de ações civis e criminais contra erro médico: “Foram 700 laudos em que o juiz teve dúvidas quanto ao erro médico, e isto requer maior detalhamento destes casos”, explicou. Por isso, o erro médico será tema de palestra no dia 14.

À tarde, mais cinco palestras foram proferidas: “Avanços da perícia no acidente de trânsito”, “A detecção de novas drogas”, “A fonética forense”, “Estudos sobre balística para identificação de projéteis de baixa e alta energia e as lesões que proporcionam no corpo”, além da “Utilização da análise de DNA em desastres de massa”, destacando a participação brasileira na identificação de corpos em um incêndio ocorrido no Paraguai em 2004.

Programação

Nos dias 13 e 14 serão discutidos temas como a “Formação e ética médica”, a “Responsabilidade civil”, “Os problemas na relação médico/paciente”, “A responsabilidade das instituições”, “Psiquiatria forense, clonagem humana e aborto”.

O coordenador do curso lembrou ainda de ressaltar o gerenciamento de risco em saúde, que tem o objetivo de evitar o evento adverso, que está relacionado à possibilidade de erro médico.

Participação

Participam do Forense Paulista 2005, médicos legistas, peritos criminais, delegados, advogados, médicos e estudantes de direito e medicina que se inscreveram para integrar a platéia nos dias em que os assuntos mais lhes agradam. Hoje, o foco foi Perícia Forense e Medicina Legal, já nos próximos dias, o destaque fica para as discussões de Direito Médico.

O evento é promovido pelo Instituto de Criminalística de São Paulo, Associação Brasileira de Direito Médico, Associação Brasileira de Gerenciamento de Risco em Saúde, Associação Paulista de Direito Médico, e Câmara de Mediação e Arbitragem Internacional.

Joyce Ribeiro
Da Secretaria da Segurança Pública