Segurança: Festejos religiosos deste mês da comunidade judaica terão reforço no policiamento

nd

qui, 13/09/2001 - 13h34 | Do Portal do Governo

A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) solicitou à Secretaria da Segurança Pública reforço no policiamento nos locais onde serão realizadas as festas do Ano Novo Judaico (Rosh Hashana), nos dias 17 e 18, e do Dia do Perdão (Yom Kipur), dias 26 e 27.

Os representantes da entidade foram recebidos nesta semana, pelo secretário Marco Vinicio Petrelluzzi. A audiência já havia sido solicitada há vários dias, antes, portanto, dos episódios que atingiram os Estados Unidos.

Na última terça-feira, dia 11, devido aos atos terroristas nos Estados Unidos, o secretário já havia determinado que os consulados americano e israelense, entre de outros pontos, recebessem atenção especial por parte do policiamento.

O presidente da federação, Natan Berger, informou que, preocupado com o fato de os últimos acontecimentos coincidirem com a comemoração este mês das duas datas pela comunidade judaica, decidiu apresentar ao secretário o pedido de solicitação de reforço no policiamento. Essas duas festas costumam reunir um grande número de pessoas. O secretário da Segurança explicou, após a audiência, que, além do reforço no policiamento ostensivo, haverá policiais à paisana nos locais da realização dos festejos religiosos.

Também participaram da reunião, no gabinete do secretário, o vice-presidente da Fisesp, Moisés Mirocznik; diretor-institucional, Alberto Milkewitz, coordenador de segurança, Marcel Tabacinik e uma representantes do Gradi (Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Intolerância), Inês Cunha.