Segurança: Esporte vira ferramenta para prevenir o uso de drogas

Ciclo de palestras vai discutir como aliar o esporte no combate às drogas

qui, 18/08/2005 - 15h36 | Do Portal do Governo

“O esporte como ferramenta instrutiva no combate às drogas”. Foi com esta frase que o delegado Marçal Honda, idealizador do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas abriu ciclo de palestras promovido pelo Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos). Ao longo da semana, professores, psiquiatras, médicos e policiais darão instruções aos mais de 300 inscritos sobre como aliar o esporte no combate às drogas.

Capacitar para combater

Na abertura do evento, Honda elogiou o projeto de lei nº 375/05, proposto pelo vereador e ex-policial William Woo, o qual prevê que profissionais de educação física e os esportistas em geral sejam capacitados com palestras sobre a prevenção ao uso de drogas.

Luchiari ressaltou, em sua palestra, que os esportistas, por serem figuras públicas, devem ser os primeiros a dar o exemplo mantendo um nível de vida saudável e sem drogas. “Da década de 70 até o início dos anos 80, era comum ver atletas, no Brasil e no mundo, que atingiam o auge no profissionalismo, mas ainda mantinham uma personalidade imatura”, explicou. “A tendência se reduziu; no entanto, ainda há resquícios desse tipo de comportamento.”

Comunicação é essencial

Luchiari ponderou em sua palestra a importância da comunicação. “Ela é a alavanca da auto-estima”, explicou. “E o indivíduo com auto-estima tem menos propensão a entrar no mundo das drogas”, complementou.

Por meio de figuras ilusórias, que, de longe parecem uma coisa, e, de perto, ganham novo significado, o delegado transmitiu sua mensagem à platéia. “Nosso cérebro é treinado de tal forma que, por vezes, não enxergamos o óbvio”, explicou. “É preciso quebrar paradigmas, treinar nossos olhos e mente”, argumentou. E, ainda, resumiu com uma frase do poeta espanhol Ramón Campos: “Neste mundo traidor, nada é verdade nem mentira; tudo é da cor da lente com que se mira”.

O palestrante ainda destacou o papel da comunicação na estruturação da família. “A ausência de comunicação, o silêncio, também comunica”, ressaltou. “Por isso, prestem atenção nos seus filhos, e descubram o que se passa com eles, antes da sociedade.”

Ivan Manoel, ex-jogador de futebol conhecido como Badeco, lembrou do caso Edinho, filho de Pelé, recentemente envolvido com drogas. “Todos estamos vulneráveis a este tipo de desatino”, argumentou. “Nesses casos, quem sofre mais é a mulher, a mãe.” Badeco também teve um filho envolvido com tráfico de drogas.

O curso

Participaram do evento, hoje, o vereador William Woo (PSDB-SP), representantes da Secretaria Municipal de Esportes, da Federação Paulista de Futebol e o ex-jogador Ivan Manoel, coordenador da Cooperativa Craques de Sempre, conhecido como Badeco. Félix, goleiro da seleção brasileira tricampeã do mundo em 1970, também prestigiou o evento, assim como o atual técnico do Corinthians, Márcio Bittencourt.

No decorrer da semana participam do ciclo de palestras, entre outros esportistas, Serginho Chulapa (Santos/São Paulo), Leivinha (Palmeiras), Dudu (Palmeiras), Basílio (Corinthians) e Dorval (Santos). O atletismo estará representado por Esmeralda de Jesus, o boxe por Cláudio Aires e a pugilista Adriana Salles e o basquete por Gato (primeiro treinador de basquete da NBA).

Da Secretaria da Segurança Pública