Segurança: Empresário e nigeriano iam exportar máquina de três toneladas com cocaína

Máquina seria exportada, via Porto de Santos, para Nigéria

seg, 16/08/2004 - 10h28 | Do Portal do Governo

Um esquema de tráfico internacional de drogas em pesadas máquinas de impressão gráfica foi descoberto por policiais do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos – (Denarc). Associado com o nigeriano Peter Edum Onyewere, de 36 anos, o empresário Luís Carlos Cesarino, de 37, preparou uma máquina de três toneladas, de off-set, com cinco quilos de cocaína. A máquina seria exportada, via Porto de Santos, para a Nigéria.

A máquina foi apreendida pelos investigadores da 2ª Delegacia do Nape (Núcleo de Apoio e Proteção às Escolas), do Denarc, na rua Bresser 1.540, Brás, Centro de São Paulo. No local funciona a empresa de Luis, a Cesarino – Comércio de Máquinas. Os dois foram presos às 18h de ontem, junto com o cabeleireiro Christian Novaes Werner, de 30 anos, dono do salão Don Juan’s, especializado em cortes étnicos, na avenida São João, 439, Centro.

A investigação, iniciada há três meses, visava ainda o tráfico internacional de drogas através do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, Grande São Paulo. No aeroporto, às 14 de ontem, os policiais da equipe do delegado Pedro Pórrio prenderam a auxiliar de enfermagem Silvana de Melo Dias, de 44 anos. Ela embarcaria para Amsterdã, na Holanda, com 72 cápsulas de cocaína, no estômago. A mulher, desempregada e moradora em Franca, Interior, ganharia US$ 3 mil do nigeriano, para levar a droga até um hotel de Amsterdã, onde faria contato com traficantes da Europa. Ela já havia feito outras duas viagens para Madri, a primeira, em outubro do ano passado. Silvana foi treinada para fazer o tráfico internacional, engolindo cápsulas com farinha.

A mulher disse ter sido apresentada ao nigeriano por uma amiga de Franca, conhecida como Maria Aparecida. Segundo o investigador-chefe Antônio Cursi, as investigações prosseguem para que sejam identificadas outras mulheres que trabalham para o traficante internacional. “Esse é um esquema grande de tráfico de cocaína para a Europa, montado pelo nigeriano”, afirmou o delegado titular do Nape, Emílio Françolin.

Antônio Carlos Silveira – Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança

M.J.