Segurança: Em três ações bem-sucedidas polícia prende 10 seqüestradores e liberta reféns

nd

ter, 06/11/2001 - 19h06 | Do Portal do Governo

Policiais da Divisão Anti-Seqüestro (DAS), órgão subordinado ao Departamento de Investigação Contra o Crime Organizado (Deic), capturaram João Aparecido da Silva, 29 anos, e Marta José de Vasconcelos, 22.

A ação foi realizada quando os marginais montavam guarda no cativeiro da vítima, um homem de 25 anos que estava aprisionado em Francisco Morato, cidade da Região Metropolitana da Capital.

Esta é a terceira ação bem-sucedida da polícia em casos de seqüestros. Na manhã desta segunda-feira, dia 5, graças a uma denúncia anônima, a Polícia Militar estourou o cativeiro e libertou a empresária Maria Helena C. A. Machado, 32 anos, que se encontrava presa desde a semana passada.

Ao invadir o cativeiro, a PM foi recebida a tiros. No confronto, Edmilson Pereira da Costa, que tomava conta do local, acabou morto. Os outros dois integrantes do bando conseguiram escapar.

Na noite de domingo, na Favela Primavera, em Osasco, cidade da Grande São Paulo, a polícia paulista prendeu oito componentes de uma quadrilha de seqüestradores que agia na região. Neste caso a prisão também foi possível graças à denúncias anônimas.

Os 24 policiais que participaram da ação cercaram a favela por volta das 19 horas. A localização e invasão do cativeiro se deu meia hora depois. O comerciante Paulo Issamo Mywa foi libertado e os seqüestradores presos. O saldo da polícia nos três casos é de 10 criminosos presos e um morto. Todas as vítimas foram libertadas.