Segurança: Disque Denúncia completa cinco anos de serviços prestados

Evento será realizado no próximo dia 11 de novembro

ter, 08/11/2005 - 10h08 | Do Portal do Governo

O Disque Denúncia completa cinco anos de atividades neste ano. No próximo dia 11, às 9 horas, haverá uma coletiva de imprensa e um café da manhã em comemoração à data. Será selada também a renovação do convênio entre a SSP e o Instituto São Paulo Contra a Violência por mais cinco anos.

A presença do Secretário da Segurança Pública está confirmada para o evento, que acontecerá na rua Plínio Barreto, 285 – na Bela Vista.

Serviço

O Disque Denúncia foi criado em 2000, em parceria da SSP com o Instituto São Paulo Contra a Violência. No primeiro ano de atividade, foram recebidas 9.948 denúncias. Até outubro de 2005, o serviço registrou quase 89 mil ligações.

A credibilidade do Disque Denúncia perante a população cresce a cada ano. O anonimato do denunciante e a resposta policial à denúncia são fatores que encorajam o cidadão a utilizar cada vez mais o serviço.

Mais de 17 mil ocorrências foram atendidas e completadas graças ao serviço de denúncia anônima, até outubro. Quase quatro mil pessoas foram presas em flagrante e 567 adolescentes apreendidos. Além disso, 2.720 bens foram recuperados, 1.257 processos criminais instaurados, 697 celulares recuperados e 682 veículos resgatados. Os resultados não param por aí: foi também graças ao Disque Denúncia que 16 pessoas foram salvas ou localizadas e 564 armas apreendidas.

As principais ocorrências que são atendidas a partir de denúncias anônimas são tráfico de entorpecentes, com 39,84% do total, seguida de porte de entorpecente (5,26%), maus-tratos contra a criança (4,79%) e porte ilegal de arma ou munição (2,91%).

Thiago Linguanotom, da assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança