Segurança: DHPP prende capoeirista acusado de cinco homicídios em São Paulo

Washington Capoeira é suspeito em vários homicídios no Jardim São Luiz, periferia da zona Sul

sex, 04/06/2004 - 15h09 | Do Portal do Governo

Policiais civis da equipe B-Sul do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam um homem acusado de cometer vários homicídios no Jardim São Luiz, periferia da zona Sul de São Paulo. José Washington dos Santos, de 26 anos, o Washington Capoeira, é suspeito de pelo menos cinco mortes no período de seis meses. Segundo a polícia, ele usava suas habilidades de lutador e andava armado com um revólver 38 para amedrontar a comunidade.

Capoeira foi indiciado pela morte de cinco homens com idade entre 19 e 24 anos. Investigado há mais de cinco meses, o acusado também vai responder pela morte de Gilvan Jesus de Oliveira, 23 anos, crime ocorrido em 24 de setembro de 2003. Segundo o DHPP, Santos era amigo de Gilvan, e o matou para não pagar uma dívida de R$ 800.

De acordo com a polícia, Oliveira também era capoeirista e foi a pessoa que acolheu Santos quando ele chegou em São Paulo, há cerca de oito anos. O dinheiro foi emprestado para que o acusado voltasse à terra natal. Ainda segundo a polícia, Capoeira, traiçoeiramente, matou seu amigo com um tiro na nuca.

Depois da prisão de Santos, que era dono de uma academia de capoeira na região, a polícia conseguiu esclarecer outros quatro crimes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

M.J.