Segurança: Denarc prende quadrilha que usava botijões de gás para entregar crack

A quadrilha era formada por 15 pessoas

seg, 07/06/2004 - 17h01 | Do Portal do Governo

Entrega de crack dentro de botijões de gás. Era assim que a quadrilha de traficantes presa pelo Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos) fazia a distribuição da droga na favela do Jardim Elba, na zona Leste. Com o botijão nas costas, eles entravam na favela como se estivessem abastecendo os moradores com o gás. Depois, voltavam com o botijão vazio. Um dos botijões foi apreendido.

A quadrilha do comerciante José Lopes da Silva Júnior mandou cortar os botijões ao meio e fazer uma rosca, unindo as duas partes, de forma que seria praticamente impossível detectar a engenhosidade dos traficantes. Segundo os policiais, mais de 20 entregas foram monitoradas, sem que se soubesse da artimanha.

A quadrilha, formada por mais de 15 pessoas, foi desarticulada por policiais do Denarc, depois de oito meses de investigações. Seis integrantes do bando estão presos, incluindo o chefe, o comerciante José Lopes, de 46 anos, conhecido como Ximba. Foram apreendidos 40 quilos de pasta base de cocaína para produção de crack.

Os primeiros a serem presos, na noite de sexta-feira, foram o comerciante, a mulher dele, Dolores Regina Felix de Souza, na rua Nigéria, 123, Parque Novo Oratório, Santo André, ABC. Na casa do acusado, os investigadores da 4ª Dise, delegacia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes, apreenderam 10 quilos da droga, R$ 35 mil e uma pistola calibre 380.

Outros dois envolvidos, o motorista Marinaldo Rodrigues da Costa, de 44 anos, e o pintor de carros Eliosmar Teixeira do Nascimento, de 28, foram detidos na rua Bonifácio Gomes de Siqueira, 371, Vila Nova Iorque, zona Leste. O endereço é de uma distribuidora de água. No local, foram apreendidos 30 quilos da pasta de cocaína e duas pistolas, uma 380 e outra calibre 7.65.

Sem saber que estavam com prisão temporária decretada pela Justiça, outros dois acusados vieram até o Denarc, na rua Moncorvo Filho, Butantã, zona Oeste, para visitar os quatro detidos e foram presos, no sábado. Um deles é o joalheiro Dejair José de Oliveira, morador em Santo André, pego no 3º andar, na própria delegacia.

Dejair, segundo as investigações é o responsável pela movimentação financeira da quadrilha, efetuando pagamentos, cobranças e recebendo dinheiro do tráfico. Há alguns dias, ele teria trocado US$ 300 mil para José Lopes, segundo o Denarc. O último detido é o pintor de paredes Adauto Barbosa Alves, de 27 anos. Ele estava em um carro, estacionado na frente do prédio do Denarc, esperando por Dejair.

O delegado Ivaney Cayres de Souza, diretor do Denarc, disse que a quadrilha era responsável pela distribuição mensal de 300 quilos de crack em São Paulo. ‘Eles vendiam no ABC, toda Capital, e em alguns municípios do Interior’, afirmou. Segundo o Denarc, outros acusados de ligação com a quadrilha, com prisão temporária decretada, estão sendo procurados pelos policiais.

O motorista Marinaldo, conforme as investigações, é quem faz as transações de compra e a entrega da droga. Eliosmar seria o homem de confiança do motorista. ‘Felizmente conseguimos pegar os principais envolvidos na quadrilha, como o patrão, e agora é só prender os outros’, disse o delegado Everardo Tanganelli, titular da Divisão de Entorpecentes.

O comerciante José Lopes e Marinaldo estão presos no Denarc. A mulher e outros três presos foram transferidos para cadeias de São Paulo.

Antônio Carlos Silveira, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

M.J.