Segurança: Denarc prende nigeriano acusado de tráfico internacional de drogas

Traficante foi preso no Parque do Carmo, zona leste da Capital

qua, 05/11/2003 - 18h50 | Do Portal do Governo

Policiais do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos de São Paulo (Denarc) prenderam o nigeriano Patrick Obiakor, de 38 anos, acusado de tráfico internacional de drogas. Com ele, foram apreendidos cerca de 20 quilos de cocaína e material onde a droga era transportada. Há dois meses, Obiakor era investigado por uma equipe do Gerco (Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado), da Diap (Divisão de Inteligência e Apoio Policial).

Segundo a polícia, a droga era mandada para a Europa dentro de compressores, pistões de caminhão, chinelos e cartas, apreendidos na casa onde o nigeriano foi preso, no Parque do Carmo, zona Leste da Capital.

Os pistões de caminhão eram preparados especialmente para o tráfico. Normalmente, produzido em peça única, o pistão era feito em duas partes que se juntavam por meio de rosca, escondendo a droga em seu interior. Já os compressores eram abertos e, depois de colocados cerca de 4 quilos de droga em cada um, eram soldados e pintados. Os chinelos eram adquiridos desmontados.

Segundo policiais da Diap, as peças eram embarcadas em navios para chegar à Europa. Porém, o nigeriano também usaria os Correios para traficar. Em diligências anteriores, foram apreendidos 13 envelopes endereçados a Portugal. Em cada envelope, o acusado mandava 30 gramas de cocaína.

Na casa em que Obiakor foi preso, a polícia também apreendeu luvas cirúrgicas que tinham os dedos cortados, para serem usados como invólucros de cocaína transportada no estômago das mulas (pessoas contratadas para transportar a droga).

Da Segurança Pública

M.J.