Segurança: Denarc prende 76 pessoas na Operação Escola Segura

Operação foi implantada em junho deste ano

qui, 21/11/2002 - 16h06 | Do Portal do Governo

O Departamento de Investigações Sobre Entorpecentes(Denarc) bateu mais um recorde na quinta Operação Escola Segura, realizada na noite desta terça-feira, dia 19. Os policiais prenderam 76 pessoas acusadas de tráfico de drogas nas portas de escolas públicas e privadas e proximidades de universidades.

No total, os 160 investigadores do Denarc efetuaram 61 flagrantes, com 60 homens e 16 mulheres acusados de vender entorpecentes. Também foram presos quatro menores por ato infracional.

Em um dos casos mais pitorescos, o biólogo Ronaldo Polachini Júnior, de 43 anos, formado pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC), com pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP), foi pego em flagrante, sob o viaduto Diário Popular, vendendo crack. Foram apreendidas seis pedras da droga. Segundo o delegado Eduardo Nardi, titular da da Divisão de Inteligência e Apoio Policial(Diap), ele é acusado de vender drogas na frente da Escola Municipal Duque de Caxias. De acordo com a família, ele também é usuário do entorpecente.

Outro caso que chamou a atenção do delegado Nardi foi a prisão de três estudantes de Direito da Unip, detidos na Rua da Paz, Santo Amaro, Zona Sul, no portão da faculdade. Dois deles, André Ribeiro Gonçalves,de 25 anos, e Silva Monzani Ballianotti, de 26, foram presos em flagrante vendendo maconha para João Augusto Nunes de Souza, de 20. Investigadores da Diap apreenderam 400 gramas de maconha com eles.

Na soma das cinco operações, em 274 flagrantes, 346 pessoas foram presas. A Operação Escola Segura tem por objetivo prender microtraficantes que atuam nas portas e proximidades de escolas. Para o diretor do Denarc, delegado Ivaney Cayres de Souza, eles são os responsáveis pelo ingresso de adolescentes no consumo de drogas. Essa filosofia de combate ao tráfico foi implantada em junho, quando da primeira operação realizada pelo Denarc.

O Diap, após receber denúncias de tráfico de drogas envolvendo escolas, faz investigação prévia e encaminha os casos para a Dise (Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes). Desta vez, o Diap mapeou 80 escolas com problemas de tráfico, o que mostra o sucesso da Operação Escola Segura, pois no primeiro mapeamento 150 escolas estavam em situação crítica.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

M.J