Segurança: Denarc prende 56 acusados de vender entorpecentes para alunos de escolas da Capital

nd

sex, 23/08/2002 - 18h55 | Do Portal do Governo

O Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc), prendeu, em 24 horas, 56 acusados de vender entorpecentes para alunos de escolas da Capital. Na ‘Operação Escola Segura’, 150 homens do Denarc visitaram mais de 100 escolas públicas e privadas e universidades.

Os policiais da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes passaram a madrugada trabalhando nos 41 flagrantes e quatro atos infracionais. A prioridade nas investigações foi para as 87 escolas em situação crítica, mapeadas pela Divisão de Inteligência Policial do Denarc (Dip).

Na operação, os policiais prenderam traficantes em escola de surdo-mudo, integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), menores e até uma mulher, que usava o filho de seis meses para traficar em escola da região do Jabaquara, Zona Sul. A droga, cocaína, estava escondida na roupa do bebê da mãe, Fernanda Silva Assunção.

Em duas escolas, no bairro Americanópolis, Zona Sul,traficantes da favela Azul derrubaram o muro dos fundos da escola para poderem transitar livremente pela unidade de ensino. Nessa escola foi preso André Ricardo Santos Soares. Às 14h, em São Miguel Paulista, Zona Leste, também foram presos em flagrante Rosemary de Jesus Silva e Jerson Santos da Silva.

Os policiais realizaram flagrantes em sete escolas municipais de educação infantil, as EMEIs, que durante o dia recebem as crianças e, à noite, são freqüentadas por adolescentes e adultos dos cursos supletivos. Traficantes que agiam nas imediações de colégios tradicionais e de universidades também foram presos. Dois deles foram detidos na região da Universidade Mackenzie, com cocaína. Outros dois foram presos nas proximidades do Colégio Santo Américo, área do Morumbi, uma das oito entidades de ensino privado onde houve flagrante de tráfico de drogas.

Do total de flagrantes, 19 referem-se à escolas estaduais, que são maioria em São Paulo. Oito foram em unidades particulares, sete em EMEIs e as escolas municipais.

Antônio Carlos Silveira, da Secretaria da Segurança Pública