Segurança: Denarc prende 10 em festa rave no Arujá

Foram apreendidos comprimidos de ecstasy, tubos de lança perfume, micropontos de LSD e porções de maconha

ter, 21/06/2005 - 10h06 | Do Portal do Governo

Dez pessoas foram presas pelo Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos), na rave Spirit, na madrugada de domingo, na Fazenda Arujabel, no Arujá, Grande São Paulo. Em operação com fotos e filmagem os policiais do Denarc flagraram seguranças e organizadores da festa envolvidos na distribuição de drogas para jovens que foram ao evento.

Estão presos por tráfico e associação para o tráfico de drogas os seguintes acusados: o consultor Rodrigo de Oliveira, de 25 anos, o operador de telecomunicações Vanliner Rezende Matias, de 24, o universitário Alan Henrique Gomes de Moraes, de 21, o tenente da Companhia de Infantaria de Guarda Guilherme Tadeu de Jesus Nascimento, de 24, o empresário Sílvio César Vassallo, de 30, a atendente Fernanda Teodoro, de 27, o cozinheiro Renan Jorge da Silva, de 20, e o auxiliar administrativo Rogério Pires, de
25. Uma recepcionista de 18 anos e um universitário de 21 foram autuados por porte e uso de entorpecente.

Os policiais da 3ª Dise (Delegacia da Divisão de Investigações Sobre Entorpecentes), do Denarc, apreenderam comprimidos de ecstasy, tubos de lança perfume, micropontos de LSD, porções de maconha e até um “dischavador” de maconha, encontrado com Fernanda Teodoro. Segundo as investigações, ela passou a festa preparando a maconha para a distribuição.

Os investigadores do Denarc, integrantes da Operação Dancing e
especializados em combate ao tráfico de drogas em danceterias e raves, acompanharam a festa desde o seu início, na madrugada de domingo.

Aproximadamente mil pessoas foram até a fazenda Arujabel, localizada na altura do número 1.700 da estrada Peinha, no Arujá.

Os investigadores documentaram o uso livre de todo tipo de droga no local.

Com as provas obtidas, as equipe iniciaram a operação de prisão dos
acusados. Organizadores da rave e responsáveis pela segurança, Rodrigo, Alan e Vanliner foram detidos por permitirem o uso de entorpecentes no evento. Eles eram responsáveis pela inibição de uso e venda de drogas.

O tenente do Exército, o casal Silvio e Fernanda, Renan e Rogério foram flagrados vendendo drogas para os freqüentadores da Arujabel. Guilherme, por exemplo, foi visto várias vezes entrando e saindo de uma barraca para pegar entorpecentes que eram entregues a jovens. Renan, que tinha oito comprimidos no bolso, foi pego fornecendo pastilha para uma adolescente. Rogério tinha 13 micropontos de LSD.

“Rotineiramente, os policiais têm feito flagrantes de tráfico de drogas em festas raves”, disse o diretor do Denarc, Ivaney Cayres de Souza. “Infelizmente, o tráfico de drogas nessas festas está cada vez mais intenso e por isso defendemos uma legislação que proíba a realização desse tipo de evento”, afirmou. “Enquanto isso não acontece, vamos continuar prendendo os traficantes, organizadores e seguranças dessas raves.”

Devido ao grande número de pessoas no local, seria necessário um grande contingente de policiais para prender todos os envolvidos com o tráfico e uso de drogas na festa. “Seria preciso um batalha para pegar todo mundo, pois a venda e uso das drogas dominou essas festas”, disse o delegado Everardo Tanganelli, divisionário da Dise. Somente este ano, o Denarc já aprendeu mais de 14 mil comprimidos de ecstasy destinados a danceterias e raves.

Antonio Carlos Silveira