Segurança: Denarc incinera mais de 20 toneladas de maconha em Cubatão

Operação será realizada nesta terça-feira, dia 18, na Cosipa

seg, 17/11/2003 - 18h29 | Do Portal do Governo

Quase 20 toneladas de drogas, entre maconha e cocaína, serão incineradas pelo Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos), nesta terça-feira, dia 18, a partir das 10 horas, na Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), em Cubatão, na Baixada Santista. Esta incineração é recorde em São Paulo.

Este ano, o Denarc bateu todos os recordes na apreensão de maconha. Até agora foram apreendidas 25 toneladas do entorpecente, contra as 5 ton. do ano passado. Quanto à cocaína, o Denarc apreendeu 1,6 tonelada até este mês, contra 1,15 ton. de 2002. As operações de combate ao narcotráfico resultaram, em 2003, na prisão de 1.400 pessoas.

Desde 1995, o Denarc já fez 14 incinerações, com queima de 36 toneladas de entorpecentes. A incineração, sem ônus para o Estado, é feita em forno apropriado para a destruição de resíduos industriais, com acompanhamento de agentes da Vigilância Sanitária.

Parte das 20 toneladas a serem incineradas referem-se às nove toneladas de maconha apreendidas pelo Denarc, no dia 15 de outubro, na região de Campinas. Foram detidos na operação quatro acusados, entre eles, o fazendeiro Alfredo Aguilhera, de 50 anos, apontado pela Polícia como produtor da droga, em propriedades na fronteira do Brasil com o Paraguai.

A Cosipa fica na estrada de Piaçagüera (km 6), O comboio com as drogas partirá do Denarc, no Butantã, Zona Oeste, às 7h, escoltado por 30 viaturas com pelo menos 100 policiais.

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública
C.A.