Segurança: Delegada volta dos Estados Unidos com o diploma do FBI

Fernanda Herbella foi a primeira policial civil brasileira convidada a participar do curso

ter, 09/09/2003 - 17h38 | Do Portal do Governo

A Delegada Fernanda Herbella, de 25 anos, chegou dos Estados Unidos após dez semanas no curso de especialização da Academia do Federal Bureau of Investigation (FBI), em Quantico, no Estado da Virginia. Lá, aprendeu as mais avançadas técnicas da investigação policial.

Fernanda foi a primeira policial civil brasileira convidada a participar do curso. Ela voltou na manhã do último sábado, e ontem já reassumiu seu posto na Delegacia da Polícia Civil, instalada no Aeroporto de Congonhas, na Capital.

Fernanda fez parte de uma turma de 230 alunos (205 americanos e 25 estrangeiros), e participou de uma maratona de aulas e exercícios físicos. Ela pretende aplicar seus novos conhecimentos na investigação de fraudes em caixas eletrônicos e nos sistemas informatizados das companhias aéreas, além dos golpes de estelionatários (as ocorrências mais freqüentes em Congonhas).

Na Academia do FBI, todos os dias as aulas iam das 8h às 17h e, pelo menos uma vez por semana, havia palestras ou cursos complementares das 18h às 20h. Em um fim de semana, os alunos (entre os 25 estrangeiros, havia policiais da China, Nova Zelândia, Jamaica e Cingapura) fizeram um estágio na polícia de Nova York, onde participaram de rondas em viaturas.

Assim como os outros policiais, Fernanda vai manter as lições da academia em sigilo. Segundo ela, os destaques foram as aulas sobre novas técnicas de interrogatório de suspeitos e táticas anti-terrorismo. Durante o curso, foi submetida a provas e, na última semana, passou pelos exames finais para receber o diploma de agente do FBI.

Além das notas em cada matéria, teve de passar pelo teste decisivo: o Yellow Brick Road. Para ganhar o tijolo amarelo (símbolo da aprovação), Fernanda enfrentou a prova física. Correu 15 quilômetros, precisou rastejar na lama e sob arame farpado e ultrapassar obstáculos. Resultado: na noite da última sexta-feira, recebeu o diploma das mãos de Robert S. Mueller, o diretor do FBI.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

M.J.