Segurança: Delegacia Eletrônica registra 10 mil boletins de ocorrência por mês

objetivo é fornecer mais um canal de comunicação da polícia com o cidadão

seg, 14/07/2003 - 17h59 | Do Portal do Governo

A Delegacia Eletrônica, inaugurada em 13 de janeiro de 2000, recebe aproximadamente 50 mil acessos por mês, com registro de 10 mil boletins de ocorrência. Destes, 70% são registros de perda de documentos, 10% por furto de automóvel, 16% por furto de aparelho celular e o restante outras ocorrências. Só podem ser registradas as ocorrências que não necessitam de perícia técnica. O objetivo é fornecer mais um canal de comunicação da polícia com o cidadão, diminuindo o número de pessoas nos distritos.

O usuário acessa o site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e registra sua ocorrência. Em até 30 minutos, recebe a ligação de um policial civil que confirma as informações do boletim e busca extrair mais detalhes que possam ajudar na investigação. São 10 policiais por plantão para efetuar as ligações, sempre acompanhados de um delegado.

Depois de confirmadas as informações, o boletim (certificado por assinatura eletrônica) é emitido pelo delegado e encaminhado à delegacia da região da ocorrência ou a alguma delegacia especializada.

Falsa comunicação à polícia é crime previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. Para evitar trotes e brincadeiras, o sistema registra automaticamente o endereço IP do usuário que utiliza o Plantão Eletrônico, podendo rastreá-lo se necessário.

O serviço recebeu o prêmio no VI Congresso de Informática Pública, na categoria Atendimento ao Cidadão. Também conquistou o segundo lugar no Prêmio E-Gov, categoria Governo para o Cidadão.


Site da Secretaria Estadual de Segurança Pública: www.ssp.sp.gov.br

Regina Amábile – Da Agência Imprensa Oficial
-C.M.-