Segurança: Deic prende quadrilha acusada de desvios em contas de banco pela internet

Golpistas desviaram R$ 30 mil do Banco do Brasil

qua, 17/03/2004 - 11h12 | Do Portal do Governo

Policiais do Deic (Departamento de Investigações Sobre Crime Organizado) prenderam dois hackers (especialistas em burlar mecanismos de segurança de sistemas de computação) e um estelionatário em Atibaia, interior de São Paulo. Eles são acusados de desviar dinheiro de contas do Banco do Brasil pela Internet. Foram presos o programador Carlos Alberto Bueno, de 23 anos, um adolescente de 17 anos (que atuava junto com Bueno) e Reginaldo Eugênio Baldim, de 34.

Segundo a polícia, os acusados realizaram mais de 80 operações fraudulentas em pelo menos 28 contas bancárias. De acordo com as investigações do Deic, os golpes foram aplicados entre novembro de 2003 e março deste ano. O valor dos desvios, somados, chega a R$ 30 mil.

De acordo com a polícia, os hackers aplicavam dois tipos de golpe. No primeiro, enviavam mensagens eletrônicas a provedores com segurança frágil e disseminavam um vírus rastreador, que monitorava todas as movimentações feitas pelo usuário na internet, inclusive as movimentações bancárias.

No segundo tipo de golpe, era criada uma página falsa do Banco do Brasil na Internet para obter os dados do usuário na rede. Carlos Bueno e o hacker de 17 eram responsáveis pela coleta dos dados. Reginaldo Baldim, providenciava contas correntes do Banco do Brasil onde o dinheiro desviado era depositado e depois sacado.

O esquema foi descoberto quando o Deic recebeu carta anônima dando dicas da fraude e um CD com dados que o denunciante diz ter retirado do computador de Bueno.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública
V.C.