Segurança: Corpo de Bombeiros entra no circuito da Fórmula 1

Treinamento foi realizado nesta quarta-feira

qua, 14/09/2005 - 17h19 | Do Portal do Governo

Na manhã desta quarta-feira (14) foi realizado o treinamento de uma das equipes do Corpo de Bombeiros que atuará no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25, no autódromo de Interlagos. A equipe de extração/desencarceração, composta por 16 bombeiros e chefiada pelo capitão Valmir Corrêa Leite, se reuniu no auditório do Hospital São Luís, em Santo Amaro.

Além dos bombeiros da equipe chefiada pelo capitão Correia Leite – que deixará de comandar o grupo no ano que vem após cinco anos de dedicação –, estavam presentes o diretor médico do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, Dino Altmann; e o capitão Sérgio Ricardo Moretti, que substituirá Corrêa Leite na próxima temporada.

Durante o encontro, Dino Altmann ressaltou o excelente trabalho realizado pelos bombeiros. “É sempre uma oportunidade muito boa trabalhar com os homens do Corpo de Bombeiros. Fico lisonjeado de poder atuar com pessoas de tamanha qualidade como estes profissionais; todos sabem do trabalho de excelência que é desenvolvido por eles.”

Para garantir a segurança dos pilotos e do público, serão mobilizados cerca de 200 homens do Corpo de Bombeiros divididos entre a equipe extração/desencarceração e mais três grupos diferentes: Equipe de Box, composta por 20 bombeiros; Equipe Fire Car, com 22 homens e 11 veículos; e Equipe de Pista, com 57 bombeiros. Também estarão disponíveis oito motocicletas e seis viaturas, além de reforço tanto de frota de viaturas quanto de contingente de homens, no Posto de Bombeiros de Guarapiranga, localizado nas proximidades do autódromo.

Todas as equipes já estão prontas para atuar no evento, com exceção da extração/desencarceração, que ainda fará treinamentos nos próximos dias 20, 21 e 22, mas desta vez, no próprio autódromo, onde serão simulados acidentes reais com piloto.

Dentre os veículos disponibilizados para o evento estão: três viaturas autobomba com seis homens; uma viatura autotanque, com três homens, quatro duplas de Mobis (Moto Operacional de Bombeiro); um Comando de Operações (caminhão com carreta) e um caminhão baú utilitário, equipado com materiais de catástrofe e pronto-socorrismo.

Tempo de resgate

Nos acidentes que acontecem em provas de automobilismo, como a Fórmula 1, os minutos e até mesmo os segundos são extremamente importantes muitas vezes para salvar vidas. Perante todos os outros países que sediam este tipo de evento, o Brasil lidera o ranking no que se refere a agilidade na retirada do piloto de dentro do carro, chegando à marca de um minuto e dez segundos, contados desde a saída do ponto onde a viatura se encontra até a chegada no local do acidente e a retirada da vítima de dentro do veículo.

O Japão é o único País que se aproxima da rapidez dos bombeiros brasileiros, atingindo a marca de um minuto e cinqüenta segundos. “Não é simplesmente o fato de batermos o recorde de tempo de extração de todos os circuitos, mas de adquirir confiança e mostrar que aqui no Brasil nosso trabalho é sério e de muita competência”, destaca Corrêa Leite.

William Corrêa
Da Secretaria da Segurança Pública