Segurança: Copom on line começa a operar hoje em Campinas

Sistema informatizado da Polícia Militar vai permitir maior controle no policiamento da cidade

sex, 12/07/2002 - 14h11 | Do Portal do Governo

Começa a funcionar nesta sexta-feira, dia 12, em Campinas, o Copom on-line, um sistema informatizado da Polícia Militar que vai permitir maior controle no policiamento das cidades. O programa, apresentado ontem na Capital, é de uso exclusivo da Polícia, e o acesso, por meio de senha, é restrito a comandantes da PM e delegados.

Elaborado por técnicos da PM, o aplicativo, único no Brasil, utiliza recursos de geoprocessamento e registro de ocorrências que permitem acompanhar a dinâmica da criminalidade na cidade aos diversos níveis de comando operacional. O sistema possibilita visualizar os locais onde estão ocorrendo os delitos, o posicionamento das viaturas e as condições operacionais.

O mapeamento é feito em tempo real por meio de chamadas ao 190, que são armazenadas em um banco de dados. É possível ainda comparar incidências criminais entre áreas, batalhões e companhias. O atendimento é 24 horas e o trabalho é executado em três turnos, cada um com 16 policiais, todos aptos para acessar o sistema.

O Copom on-line utiliza também o Fotocrim, sistema que permite a busca detalhada em um banco de dados com mais de 69 mil fotografias de criminosos.