Segurança: Convênio pioneiro oferece especialização para oficiais da Polícia Militar

Objetivo é aperfeiçoar cada vez mais a produção de projetos da polícia

ter, 02/12/2003 - 19h07 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar e a Universidade de São Paulo (USP) realizaram pela primeira vez um convênio que criou uma turma especial. Nesta quarta-feira, dia 3, em São Paulo, 33 oficiais da Polícia Militar se formam em Administração de Projetos e Programas, disciplina integrante do programa de pós-graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. O objetivo é aperfeiçoar cada vez mais a produção de projetos da polícia.

Durante 16 semanas, os alunos tiveram aulas sobre conhecimentos técnicos de administração e práticas de gerenciamento, que seguem um padrão mundial denominado de ANSI (American National Standart Institute). Através da metodologia, os riscos de insucesso de um projeto diminuem consideravelmente.

‘Foi uma experiência nova, pois pela primeira vez tivemos acesso à metodologia PM Bok, aplicada em empresas nacionais e estrangeiras, e que busca o detalhamento de todas as etapas de um projeto’, disse o Capitão Marcus Vinicius Valério, um dos alunos do curso.

‘Após esse curso, será possível mensurar tudo o que envolve um projeto. Esse controle vai trazer resultados mais eficientes, pois além do objetivo, vamos trabalhar com conceitos de custo, duração das implantações, qualidade do resultado final e os riscos durante todo o trabalho’, explicou o Tenente Homero de Giorgi Cerqueira.

Segundo o Ten. Homero, também será possível integrar diferentes projetos: ‘Muitas vezes, um projeto na área administrativa de um Batalhão deve ser aplicado em outro. Para fazer isso sem riscos e com sucesso, usaremos as ferramentas que aprendemos no curso’.

O Capitão Marcus Vinicius adianta a futura aplicação dos conhecimentos: ‘O objetivo dos formandos é aplicar essas novas metodologias no desenvolvimento de projetos para a área de policiamento’, afirmou.

Hoje, a Polícia Militar oferece a disciplina Gerenciamento de Projetos em seu curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e no Curso Superior de Polícia. Ambas também procuram a excelência na implantação de projetos voltados para as áreas operacionais e administrativas da polícia, essenciais para a Corporação.

Da Segurança Pública

Fábio Rogério/M.J.