Segurança: Concurso para soldado temporário tem mais de 9 mil candidatos

São 4,67 por vaga para processo seletivo no final de outubro

qui, 06/10/2005 - 10h48 | Do Portal do Governo

Os candidatos que se inscreveram para concorrer à vaga de soldado temporário da Polícia Militar terão que se preparar muito bem porque foram 9.357 inscritos para preencher 2.000 vagas em todo o Estado. Isto significa que serão 4,67 candidatos por vaga neste processo seletivo.

As provas serão realizadas em São Paulo e cidades do Interior a partir do dia 30 de outubro. Os locais ainda não foram definidos. A divulgação será feita nos sites da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (www.ssp.sp.gov.br) e da Polícia Militar do Estado (www.polmil.sp.gov.br) nos dias 25 e 29 de outubro.

As vagas são destinadas às funções de auxiliares de saúde, defesa civil e administrativas em todo o Estado. Foram exigidos dos candidatos o diploma do Ensino Fundamental, estatura mínima de 1,65m, serviço militar em dia, obrigações eleitorais regularizadas, além de não possuir antecedentes criminais.

Prova

A primeira fase da avaliação acontecerá no dia 30 e será composta de 50 alternativas de múltipla escolha, cada uma valendo dois pontos. Assim sendo, serão 20 questões de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e 15 de Conhecimentos Gerais, totalizando 100 pontos. Os aprovados na 1ª fase poderão conferir a lista dos convocados para a próxima fase no site da PM. Já a segunda fase será aplicada pelo Centro de Capacitação Física e Operacional (CCFO). Os candidatos deverão ter boa resistência abdominal e conseguir correr por 12 minutos. A lista dos aprovados nas duas fases será publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E.), disponível em www.imesp.com.br ou no próprio site da Polícia Militar do Estado.
As vagas

As 2.000 vagas serão distribuídas por 145 municípios. Após a aprovação em todas as fases, o voluntário fará um estágio inicial de 60 dias. A adaptação poderá ser feita em um município diferente do que o candidato se inscreveu. Isto vai variar de acordo com a disponibilidade de Escolas de Formação da Polícia Militar.

São Paulo oferecerá 745 vagas ao todo, sendo que 56 são para a região Oeste; 99 para o Sul; 119 para o Leste; 201 para o Norte; e 270 para o Centro. Depois da Capital, as cidades que mais oferecem postos são, respectivamente: Santo André (32), Guarulhos (33), Bauru (35), São Bernardo do Campo e Sorocaba (37), São José dos Campos (38), Ribeirão Preto (42), Osasco (48), Jundiaí (63) e Campinas (70).

Dúvidas – Para mais informações, basta ligar para o disque PM 0800-555-190, acessar o site www.polmil.sp.gov.br ou ainda consultar qualquer unidade da Polícia Militar.

Joyce Ribeiro e Thiago Linguanoto
Da Secretaria da Segurança Pública