Segurança: Começa Operação Verão no litoral paulista

Polícia Militar mobiliza 1.700 policiais e 150 veículos para reforçar a segurança na região

qui, 26/12/2002 - 9h42 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira, dia 26, e até 4 de fevereiro de 2003, a Polícia Militar do Estado de São Paulo está desenvolvendo a Operação Verão no litoral de São Paulo.

Nesse período, aumenta a possibilidade de ocorrências, uma vez que milhares de turistas se dirigem à região, em decorrência das férias escolares, festas de fim de ano e carnaval, ocasionando grandes concentrações de pessoas e aumento no fluxo de veículos nas rodovias de acesso e intermunicipais.

A Polícia Militar está aumentando significativamente o policiamento em todo o litoral paulista, com o objetivo de preservar a ordem e garantir a tranqüilidade do turista.

São 1.700 homens, além dos policiais lotados nas próprias cidades litorâneas. Os policiais integram várias unidades especializadas, como Polícia Rodoviária, Polícia Ostensiva Preventiva, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros (Salvamar Paulista), Comando de Operações Especiais e Grupamento Aéreo. O coordenador geral da operação é o coronel Leopoldo Augusto Correia Filho, que conta com dois comandos auxiliares: Comando 1, do Vale do Paraíba (responsável pelo litoral norte) e Comando de Policiamento do Interior 6 (litoral sul).

Os policiais contarão com aproximadamente 150 veículos, incluindo motociclos, bicicletas e viaturas normais. Além disso, haverá o reforço de quatro helicópteros e 25 viaturas Blazers. Também serão montadas 18 Bases Comunitárias Móveis de Segurança. A frota do Salvamar Paulista, para prevenir mortes por afogamento, contará com 19 viaturas de resgate, botes infláveis motorizados, motoaquática, cinco lanchas e dois navios.

Para o trabalho na orla, os policiais estarão usando uniforme especial: bermuda, tênis e camiseta pólo.

A população que se dirige ao litoral nessa época deve se preparar adequadamente para a viagem, verificando as condições de segurança do veículo e não ingerindo bebidas alcoólicas. Nas estradas, deve dirigir com cautela, respeitando a sinalização, os outros motoristas e os limites de velocidade.

‘Os policiais receberam treinamento especializado e estarão prontos para atender a qualquer ocorrência. Mas é importante também a colaboração das pessoas que forem às praias. Evitar excessos de qualquer tipo é o primeiro passo para aproveitar as férias sem problemas’, diz o coronel.

Do Setor de Comunicação Social da Polícia Militar

R.K.