Segurança: Campinas é a primeira cidade a ter Gabinete de Gestão Emergencial

nd

qua, 17/04/2002 - 14h37 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Saulo de Abreu, assinou nesta terça-feira, dia 16, em Campinas, resolução governamental que cria o Gabinete de Gestão Emergencial, que será coordenado pelo secretário-adjunto Marcelo Martins de Oliveira. O Gabinete de Gestão Emergencial será dividido em dois núcleos: um de Segurança Pública e outro de Ação Social.

O secretário Saulo de Abreu ressaltou a importância da implantação do projeto: ‘a solução do problema da criminalidade não passa por uma ação exclusiva do Estado , sendo fundamental a participação do município e da sociedade civil organizada’.

Durante esse primeiro encontro, o grupo que compõe o Gabinete de Gestão Emergencial já estabeleceu algumas diretrizes: elaborar o mapeamento da criminalidade através do cruzamento das estatísticas e informações das polícias civil, militar e guarda municipal; apoiar e facilitar a operação do ‘Disque-Denúncia’, implantado por organização não governamental, como forma de criar proteção e garantir anonimato às pessoas que fazem denúncias; promover o intercâmbio de informações com os municípios vizinhos, visando garantir o apoio operacional e político para as ações que serão implementadas. A criação de programas sociais em bairros, núcleos e favelas de Campinas com elevado índice de criminalidade e também a implementação de programas que propiciem frentes de trabalho, especialmente nas áreas carentes, também foram sugestões discutidas durante o encontro.

Após a assinatura da resolução, o secretário Saulo de Abreu sugeriu a participação das Secretarias da Justiça e da Educação para dinamizar ainda mais o novo Gabinete. O secretário fez questão de frisar a importância da ocupação das escolas em fins-de-semana para prática de esportes e atividades de lazer, ‘que ocupam o jovem em seu dia-a-dia para que ele não caia na criminalidade’.

A cerimônia contou com a participação das principais órgãos de segurança pública da região, da Secretária Municipal da Segurança Pública, da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e da Cidadania, além de representantes do Ministério Público e do poder judiciário e entidades não governamentais.

O próximo encontro será realizado em Campinas, na próxima terça-feira, dia 23, já sob a coordenação do secretário-adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira.