Segurança: Campanha do Disque-Denúncia de São José dos Campos atinge todo Vale do Paraíba

nd

sex, 28/06/2002 - 12h57 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil lançou este mês em São José dos Campos a campanha ‘Não se cale diante da violência: um simples telefonema pode salvar muitas vidas’. O serviço que atende pelo número 147 funciona como disque-denúncia em toda a região do Vale do Paraíba. ‘A pessoa que liga não precisa se identificar’, esclarece o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-1) da região de São José dos Campos, Antônio Carlos Gonçalves da Silva.

‘Essa é a quarta campanha feita por nós. Além de atingir todo o Vale, também abrange o Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e a região de Bragantina. Gostaríamos que a idéia fosse levada a todo o Estado de São Paulo’, explicou Roberto Monteiro, um dos responsáveis pela campanha.

De acordo com o delegado, quando houve a primeira campanha Disque-Denúncia 147, em 1999, o número de ligações anônimas aumentou em 30%. Até hoje, foram mais de 3 mil ligações e 60% desses crimes foram solucionados, em função das denúncias. Um dos crimes resolvidos pela denúncia anônima foi a apreensão de uma tonelada e meia de maconha este mês, na divisa de Jacareí e São José dos Campos. Outro caso resolvido pelo disque-denúncia da Polícia Civil foi a prisão do estuprador Eduardo Lins Carneiro Ximenez, procurado há oito anos e com mais de 30 anos de condenação.

‘O objetivo da campanha é fazer com que a população se sensibilize e não se cale diante da violência. É um chamamento da população no combate ao crime’, lembrou o diretor do Deinter.

O disque-denúncia ajuda a polícia a esclarecer crimes como homicídios, estupros e tráfico de drogas. A maior parte das denúncias é encaminhada, por meio de ofício, às equipes da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes).

Lilian Santos
Secretaria da Segurança