Segurança: Brasília conhecerá o projeto Caminho de Volta

Programa é uma parceira entre USP e Secretaria estadual da Segurança

seg, 21/11/2005 - 16h54 | Do Portal do Governo

Os profissionais da Universidade de São Paulo, responsáveis pelo projeto Caminho de Volta participarão, na próxima sexta-feira (25), do 1º Encontro da Rede Nacional de Identificação de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, em Brasília (DF). Um dia do evento, que começa na quarta e vai até sábado, foi reservado para o programa paulista – criado em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo.

A geneticista Gilka Gattás, coordenadora do Caminho de Volta, falará, às 9 horas, sobre a implantação do programa. Às 10 horas, a psicóloga Cláudia Figaro Garcia dará uma palestra sobre o eixo psicológico do projeto. Em seguida, às 10h30, Cíntia Fridman e Luís Fernandes Lopes vão mostrar ao público o funcionamento do Banco de DNA – pioneiro no País.

Após o almoço, às 14 horas, Eduardo Massad e Alexandre Oliveira Leme apresentarão os resultados do estudo causal sobre o desaparecimento, desenvolvido dentro do Caminho de Volta. Chao Lung Wen contará, às 15h30, de que forma a telemedicina tem sido usada no projeto. Reinaldo Cintra Torres de Carvalho dará uma palestra, às 15 horas, sobre crianças albergadas – cujo material genético passou a ser colhido recentemente para inserção no banco. Às 16h30, Linamara Rizzo Batistella e Marcelo Moreira Neumann discutirão políticas públicas a partir da implantação do Caminho de Volta.

O Encontro é destinado a participantes da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Redesap). Todo o evento será no Carlton Hotel (quadra-5, Brasília).

Luisa Destri
Da Secretaria da Segurança Pública

J.C.