Segurança: Atuação das Polícias de São Paulo é elogiada por Approbato Machado

Presidente do Conselho Federal da OAB abriu ano letivo dos cursos de formação da PM

seg, 17/02/2003 - 17h20 | Do Portal do Governo

Durante a abertura do ano letivo dos cursos de formação e aperfeiçoamento da Polícia Militar, nesta segunda-feira, dia 17, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Rubens Approbato Machado, elogiou a atuação da Polícia de São Paulo.

Ele destacou o trabalho de integração das polícias Civil, Militar e Científica. “As polícias, ainda que tenham delimitações próprias, devem ter um trabalho coordenado, uma visão uniforme e um comando que possa supervisionar e coordenar essas práticas. Isso ocorre atualmente em São Paulo”, afirmou.

Na aula inaugural que proferiu, Approbato Machado também ressaltou a proximidade da Polícia paulista com a comunidade, que foi conquistada em trabalhos como os da Polícia Comunitária e parcerias com os Conselhos de Segurança (Conseg).

Para Machado, a Polícia de São Paulo está dando exemplo de eficiência e agilidade. “Não haverá eficácia na ação contra a criminalidade sem motivação dos policiais. Portanto, não se trata apenas de aumentar os efetivos e mandá-los para as ruas. O policial há de se entusiasmar com a missão”, afirmou. Na opinião do presidente do Conselho Federal da OAB, a repressão ao crime deve ser entendida como um caminho auxiliar de uma política de prevenção.

Este ano, a Polícia Militar terá a participação de 4.789 alunos nos diversos cursos em funcionamento na instituição, entre eles: cursos Superior de Polícia; Aperfeiçoamento de Oficiais; Instrutor de Educação Física; de Formação de Oficiais; Monitor de Educação Física; Formação de Sargentos; e Formação de Soldados.

Cíntia Cury