Segurança: Academia de Polícia organiza a 1ª Jornada de Criminologia

Será nesta quinta-feira, dia 20

ter, 18/10/2005 - 19h43 | Do Portal do Governo

‘Fatores desencadeantes da Criminalidade’ é um dos temas
A Academia de Polícia do Estado de São Paulo (Acadepol), por meio da Secretaria de Cursos Complementares, e com coordenação do Núcleo de Criminologia, está organizando a 1ª Jornada de Criminologia. O evento será nesta quinta-feira (20), no Auditório da Academia de Polícia (Praça Reinaldo Porchat, 219 – Cidade Universitária – no Butantã, São Paulo). Foram abertas 130 vagas, sendo 90 para universitários do curso de Direito e 40 para policiais civis. O eixo temático das discussões será “O Homicídio sob a perspectiva da Criminologia”.

Durante o dia, os participantes assistem a uma palestra de abertura, visitam o Museu do Crime e, no período da tarde, participam de Oficinas de Trabalho em diversos temas, com professores especializados. Ao final, cada uma das oficinas apresentará suas conclusões, em forma de relatório final das discussões.

A justificativa do seminário é que o homicídio é um crime que pode ser cometido livremente, por diversos motivos. E é justamente aí que entra a criminologia, para estudar as causas desse crime – e de outros. Assim, esse é um tema que interessa a todos: policiais, estudantes e a população em geral. De acordo com a Acadepol, o objetivo é analisar e refletir sobre a conduta homicida.

As inscrições, tanto para policiais quanto para universitários, foram fechadas na sexta-feira (14). Ao final da Jornada, a Acadepol fornecerá certificado para os participantes. As universidades que estão em parceria com a Academia são a UNIP (Campus Cidade Universitária), Universidade Braz Cubas, Faculdades Integradas de Guarulhos, Faculdade Eduvale, de Avaré e Faculdades Integradas de Boitúva.

Juca Barros da Secretaria de Segurança Pública
C.A.