Segurança: 27º Batalhão da PM atende população de Vila Natal

Ação Integrada da Cidadania atua em regiões carentes da cidade

qui, 01/12/2005 - 15h28 | Do Portal do Governo

Corte de cabelos e de unhas, exames de diabetes e teste de aferição de pressão arterial são alguns dos serviços prestados

Numa região carente da zona sul cidade, o 27º Batalhão da Polícia Militar (Grajaú) realiza a Ação Integrada da Cidadania. Durante os 12 meses do ano, uma escola estadual é escolhida para que sejam oferecidos diversos serviços à população. A última iniciativa do programa foi realizada nos dias 23 e 24, na E.E. Cristiano Altenfelder Silva, na Vila Natal.

Ivan Aparecido, de 17 anos, foi um dos moradores da região que procurou os serviços gratuitos. Livre dos preconceitos comuns aos meninos de sua idade, o adolescente aproveitou a Ação Integrada para fazer as unhas. ‘É só para dar uma aparada’, disse Ivan, que não queria ficar com sujeiras nas mãos.

Comunidade aprova – Jáder Berones Campos, 24 anos, aluno da escola de cabeleireiro elogiou a iniciativa. ‘Na minha região, faço esse serviço por conta própria. Chamo os garotos e corto seus cabelos. Quero participar sempre da Ação Integrada’. Campos é morador da Vila Joaniza (zona sul) e se forma no curso em dois meses. Ele sabe a importância de ações como esta. Aproximadamente 250 adultos e crianças do sexo masculino, e 150 do sexo feminino cortaram seus cabelos; 300 pessoas fizeram as unhas. A mesma quantidade procurou os exames de diabetes (350) e a aferição de pressão arterial (350), realizados pela Coordenadoria de Saúde de Parelheiros.

O Centro de Integração da Cidadania da Zona Sul de São Paulo (CIC-SUL), do governo do Estado, esteve presente oferecendo a segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito. O Corpo de Bombeiros fez palestra sobre primeiros socorros e a Polícia Ambiental montou exposição sobre animais silvestres. O advogado Paulo Romero e seu escritório prestaram assistência jurídica aos freqüentadores da Ação Integrada. Foram realizadas 26 consultas.

Houve conferências a respeito de doenças sexualmente transmissíveis (DST), e 500 preservativos foram distribuídos. Outras medidas incluíram palestras de prevenção contra as drogas, preservação ambiental e de higiene bucal – com entrega de 250 escovas e 250 tubos de cremes dentais. Por R$ 4,50, era possível fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – além da Declaração de Isento para o Imposto de Renda.

Alunos contemplados – Na EE Cristiano Altenfelder Silva estudam 1,5 mil crianças e adolescentes. De acordo com a vice-diretora Amira Ali Ghandoura, os estudantes se sentiram contemplados e trabalharam na divulgação da iniciativa, por meio da rádio local, de faixas e cartazes. ‘Atividades extraclasse como esta são muito importantes. Além disso, os jovens podem aprender muitas coisas imprescindíveis, como a prevenção de DST e drogas’, disse Amira. Para o ano que vem, o 27º Batalhão preparou a lista dos estabelecimentos de ensino onde serão realizadas as próximas ações com base nos resultados da Ronda Escolar. ‘Escolhemos aqueles onde tivemos maior número de ocorrências’, diz a aspirante Aline Betânia Ribeiro de Mattos Carvalho, relações-públicas da unidade. Na região há 95 escolas estaduais.

Luisa Destri
Da Secretaria Estadual da Segurança Pública