Secretários de Educação de todo o país discutem a valorização do professor

Encontro aconteceu em Natal, durante a ll Reunião Ordinária do Consed

sex, 25/04/2003 - 18h37 | Do Portal do Governo

Durante a II Reunião Ordinária do Consed, que desde ontem acontece em Natal, Secretários Estaduais de Educação, dirigentes das Diretorias Regionais de Ensino do Rio Grande do Norte e técnicos das Secretarias de Educação participaram do debate sobre o tema “Por uma política de valorização do magistério da educação básica”.

Na quinta-feira, dia 24 de abril, o Presidente do Consed e Secretário de Estado de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, ao abrir os trabalhos, ressaltou a importância de discutir o papel do professor. “Não há qualidade de ensino sem que haja um investimento profundo na figura do professor, porque nada muda na escola sem ele”, declarou Chalita.

Os consultores legislativos da Câmara dos Deputados, Ricardo Martins e Mariza Abreu, apresentaram as dificuldades e desafios para as áreas de formação, carreira e remuneração do magistério, ressaltando que a principal garantia de qualidade da educação pública é, sem dúvida, a qualificação dos profissionais do magistério e isso passa pela valorização (formação inicial e continuada), por uma remuneração condigna, por um plano de carreira profissional e, finalmente, por melhores condições de trabalho.

O presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação – ForGRAD (www.proacad.ufpe.br/forgrad), Roberto Coutinho, e o vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão (www.renex.org.br), José Willington Germano, discutiram as experiências de formação de professores, destacando o interesse das universidades públicas em firmarem parcerias com as secretarias de educação para essa formação.

Hoje, durante a II Reunião Conjunta MEC/Consed, que contou com a presença do Ministro da Educação, Cristovam Buarque, e da Governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Faria, foi definida uma agenda de trabalho conjunta entre o MEC e o Consed para o período de 2003 a 2006.

Da Secretaria da Educação