Secretário Nacional de Segurança elogia transparência da Polícia Paulista

Crescimento do número de criminalidade pode significar também aumento de denúncias, refletindo confiança na Polícia, segundo o secretário nacional

seg, 17/02/2003 - 20h56 | Do Portal do Governo

Ao ser recebido pelo governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes, nesta segunda-feira dia 17, o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, disse que os números que apresentam a Capital paulista em primeiro lugar no numero de roubos no País, podem refletir o fato de que a população tem mais confiança nas instituições – o que a leva a notificar as ocorrências – já que ‘São Paulo tem uma melhor forma de processar as informações e uma Polícia mais confiável, a ponto de receber denúncias mais transparentes.’

Ele observou que há cerca de 80% de sub-notificações no sudeste do País. ‘Essa taxa é impressionante e segundo todas pesquisas, o motivo é a falta de confiança e por medo da Polícia’, disse ele, acrescentando que por isso ‘poucos vão às delegacias denunciar os crimes contra o patrimônio’.

Para ele, em todo o mundo, as cidades mais ricas são objeto de maior número de crimes contra o patrimônio: ‘São Paulo paga o preço do seu sucesso econômico.’

Saulo de Castro Abreu Filho, secretário da Segurança Pública São Paulo acrescentou que com a credibilidade maior na Policia, as pessoas sentem-se seguras e fazem seus registros, ‘ o que significa não o aumento de criminalidade, mas sim o aumento de notificações.’ Ele acrescentou que um registro que não falha é o de roubo de carros, por causa do seguro.

E, nesse caso, o índice na Capital caiu 14%. Outros índices que tiveram queda, segundo o secretário, foram o de latrocínio: redução de 7% na Capital, além de 9% no furto de veículos. Na Grande SP houve redução de 5% no índice de roubo, 5% no furto de veículos e 15% no roubo de veículos, com 47% de recuperação.

O secretário nacional disse que o governo federal busca uma parceria com o Estado de São Paulo, ‘para que suas melhores experiências se tornem referencias nacionais, modelos que possam orientar práticas de outros estados’. Para ele, o governador Alckmin é ‘uma liderança muito importante e sabemos que, com São Paulo investindo na moralização e modernização da Segurança Pública, teremos a possibilidade de influenciar todo o Brasil.

Nenhuma mudança acontece no Brasil sem que ela seja realizada em São Paulo. Aqui com os investimentos que estão sendo realizados há vários anos, as Polícias têm nível de qualificação superior’.

O governador Geraldo Alckmin considerou o encontro muito proveitoso, com discussões sobre as parcerias do governo federal com o governo do Estado. ‘Os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública tem sido muito bem aplicados em São Paulo, na área de treinamento, de equipamento das policiais’, afirmou. Os recursos enviados no ano passado permitiram fazer a Ronda Escolar e a Patrulha Rural, descentralizar o DEIC e criar uma corregedoria descentralizada.

Alckmin informou que método de treinamento da Policia paulista recebeu o reconhecimento internacional pela Cruz Vermelha, para ser levado para a Europa, Estados Unidos e a todos os estados do Brasil.

Além disso, foram entregues ao secretário nacional as três leis sobre a via rápida em São Paulo e um documento de sugestões legislativas na esfera federal, que dependem do Congresso Nacional.