Secretário Meirelles participa de missão na Europa em busca de novos mercados para São Paulo

Exportação de alimentos deve aumentar para Alemanha

sex, 17/10/2003 - 13h14 | Do Portal do Governo

Em missão de 15 dias à Europa, onde foi verificar a abertura de novos mercados para os produtos paulistas, o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, encerra sua visita nesta sexta-feira, dia 17, em Lisboa, Portugal, onde foi conhecer o Taguspark, Parque Tecnológico que emprega 6.500 funcionários.

Modelo para a implantação dos quatro Parques Tecnológicos planejados para o Estado (São Paulo, Campinas, São José dos Campos e São Carlos), o Taguspark funciona no sistema PPP – Parceria Público Privado –, contando com 160 associados e aproveitando a experiência das Universidades locais, institutos de pesquisa e companhias de base tecnológica.

Em Colônia, na Alemanha, Meirelles mostrou-se otimista em relação à exportação de alimentos paulistas com valor agregado para aquele país, durante a ANUGA 2003 – Feira Internacional de Alimentos, Processamento de Alimentos e Bebidas.

Organizada com a presença de 111 empresas brasileiras, a feira evidenciou a possibilidade de ampliação das nossas exportações para a Europa: a Alemanha é o segundo maior importador mundial de produtos alimentícios, perdendo apenas para o Japão. O Brasil é o seu maior fornecedor latino-americano, com um volume que chegou a US$ 1,5 bilhão no ano passado em soja, carnes, café, suco de laranja.

Porto de Marselha na mira dos exportadores de São Paulo

Na França, o secretário conheceu o Porto de Marselha. Mais familiarizado com a logística e a operacionalização da importante plataforma das exportações de São Paulo para o Mediterrâneo, Meirelles planeja a ampliação das exportações do produto paulista para o mercado europeu.

O secretário teve longas conversas com o embaixador do Brasil na França, Sérgio Amaral. Eles discutiram sobre a realização de um BTDay (Brazilian Tecnology Day) para o próximo ano naquele país. Falaram também quanto a participação de São Paulo na Semana dos Estados que o embaixador está planejando e trataram também de turismo: em pauta, a criação de um escritório de turismo na embaixada local, a exemplo do que Sérgio Amaral implantou na Inglaterra.

Incrementando as exportações de carne

Ainda em Paris, Meirelles participou da preparação do Congresso Mundial de Carnes, sugerido por ele, que ocorrerá em junho de 2004 no Canadá. A participação dos segmentos de carne bovina, aves e suínos do Brasil já ficou definida e terá grande importância.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolivmento Econômico e Turismo

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone:3331-0033
com Vera Artaxo

V.C.