Secretário da Justiça participa em Andradina de Fórum de Desenvolvimento Social

nd

seg, 01/10/2001 - 20h43 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Edson Luiz Vismona, esteve no último sábado em Andradina participando do “Fórum Regional de Desenvolvimento, Emprego e Renda”, onde se reuniu com cerca de 800 pessoas entre prefeitos, vereadores e lideranças de movimentos sindicais de trabalhadores rurais representados pelos municípios de Andradina, Castilho, Murutinga, Ilha Solteira, Brejo Alegre Birigui e Nova Independência.

Na oportunidade, Edson Vismona apresentou os resultados da Política Agrária do Estado, que mostram números recordes, desenvolvida pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – Itesp, órgão ligado a sua Pasta. Por outro lado, falou, também, sobre os projetos em andamento para dar continuidade ao programa e a ampliação do número de assentamentos, destacando a produção e a respectiva geração de renda. Desde o primeiro mandato do Governo Mário Covas foram assentadas 5.300 famílias. A meta, até o final do Governo Alckmin é assentar mais 6.800 famílias de trabalhadores sem terra.

Vismona ponderou que até agora cerca de 60% das áreas vistoriadas, todas com mais de 500 há, foram consideradas produtivas, cabendo ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra avaliar o trabalho e definir as desapropriações. Até o momento, o Estado de São Paulo possui um total de 139 projetos de assentamentos.

“A implantação do programa de assentamentos no Estado de São Paulo é o resultado de uma ampla negociação, portanto, não se justifica, em hipótese alguma, qualquer tipo de invasão ou ocupação aleatória de terras no Estado de São Paulo”, concluiu o secretário.

Além da diretora executiva da Fundação Itesp, Tânia Andrade, estiveram, também, presentes o superintendente do Incra em São Paulo, Geraldo Leite e o diretor Regional Sul/Sudeste, Waldir Dorini.