Secretário da Justiça incentiva a criação de Conselhos Antidrogas

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 15, em Sorocaba

seg, 13/05/2002 - 18h07 | Do Portal do Governo

Na próxima quarta-feira,15, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, e a secretária da Juventude, Esporte e Lazer, Luciana de Toledo Castelo Branco, estarão em Sorocaba apresentando os projetos: Cidadania para Todos, Academia Cidadã e Clube Cidadão para os prefeitos da região. O encontro acontecerá às 9 horas, no Auditório “Jornal Cruzeiro do Sul”, à Av. Engenheiro Reinaldo Mendes, 2800.

Na oportunidade, o secretário da Justiça incentivará os prefeitos a criar conselhos antidrogas em seus municípios. Um guia de orientação, elaborado pela Pasta e composto por modelos e documentos que irão ajudar o município a se engajar na jornada, será distribuído pela Secretaria da Justiça.

São tarefas do Comad coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção e disseminação do tráfico e do uso de drogas e entorpecentes. Além de cooperar com serviços de encaminhamento e tratamento de dependentes químicos, formular sugestões para as ações de fiscalização e repressão, implementar estudos e pesquisas sobre o problema do uso indevido de drogas que determinem dependências física ou psíquica e outros. A Secretaria da Justiça conta com 60 municípios conveniados. A intenção do secretário Alexandre de Moraes é criar conselhos antidrogas nos 645 municípios do Estado até o final do ano.

O projeto “Cidadania Para Todos” objetiva levar a população mais carente vários serviços desenvolvidos pela secretaria e por outros órgãos do governo do Estado. Itinerante, o projeto presta assistência jurídica; emite documentos (RG RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento); atende reclamações sobre produtos e serviços, por intermédio do Procon e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), além de informar à população sobre o funcionamento do Provita – Programa de Proteção à Testemunhas do Estado de São Paulo, do Cravi – Centro de Referência e Apoio à Vitima, do Imesc – Instituto de Medicina Social e de Criminologia, entre outros .